Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Proibição de tatuagem na seleção da China lembra veto argentino a cabeludos

Redondo, Rodríguez e Batistuta em partida da Argentina em 1994 - Reprodução web
Redondo, Rodríguez e Batistuta em partida da Argentina em 1994 Imagem: Reprodução web

Colunista do UOL

31/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Ministério dos Esportes da China anunciou nesta semana que os jogadores de futebol da seleção do país estão proibidos de terem tatuagens —e solicitou àqueles que já têm que os removam ou cubram. O motivo? Um "esforço público para conter modas estrangeiras" consideradas vulgares pelo governo.

A partir de agora, os atletas da seleção vivem "proibição formal de fazer novas tatuagens", segundo comunicado do Ministério dos Esportes. "Aqueles que já têm tatuagens são aconselhados a apagá-las. No caso de circunstâncias particulares, as tatuagens devem ser cobertas durante treinos e competições", acrescenta o texto, de acordo com a agência de notícias "AFP".

A notícia foi recebida com ironia em Buenos Aires e as rádios e TVs da capital argentina não cansaram de comentar a semelhança com um caso ocorrido com a seleção vizinha há cerca de 25 anos.

Convocação por corte de cabelo

O técnico Daniel Passarella estava obcecado em construir uma seleção argentina à sua imagem e semelhança em 1995, e fez proibições ao uso de brincos e tiaras pelos jogadores. Numa polêmica entrevista à revista El Gráfico, avisou que jamais convocaria um atleta homossexual. Mas nenhum tema foi tão controverso quanto o veto ao cabelo comprido na equipe.

kaiser - Divulgação - Divulgação
Daniel Passarella em evento promocional em Mônaco
Imagem: Divulgação

Tão tradicional no futebol argentino dos anos 1970 quanto as teias de papel higiênico que cobriam os gramados antes de cada partida as cabeleiras não eram uma mera questão de estética. Era uma forma de reagir ao poder militar, simbolizando a rebeldia frente ao brutal regime dos generais. Era também representativo da paixão pelo rock, gênero mais ouvido no país.

A geração que iria à Copa de 1998 cresceu com ídolos cabeludos e adorava imitá-los no visual. Ao mexer com esse tema, Passarella havia se enroscado —ainda mais depois de oferecer uma justificativa nada convincente para defender sua decisão: "Os cabelos longos são perigosos porque os jogadores se distraem durante as partidas, já que ficam mexendo neles toda hora".

Em nome da oportunidade de defender as cores da Argentina, vários cabeludos acataram a imposição e amargaram uma visita indesejada ao barbeiro, como Juan Pablo Sorín, Eduardo Coudet, Ariel Ortega e até Gabriel Batistuta e sua juba quase leonina. Dois dos maiores talentos argentinos da época, entretanto, não engoliram a ordem de Passarella: Fernando Redondo e Claudio Caniggia. Esse atrito transformou o assunto em debate nacional.

Corta ou não?

"E você? Cortaria ou não?" Essa era a pergunta mais ouvida nas ruas de Buenos Aires. Até uma das figuras mais loucas da vida argentina nos anos 1990, o então presidente Carlos Saúl Menem, entrou na conversa. Ele mesmo portador de peculiares suíças grisalhas, Menem afirmou, ao comentar o impasse com Redondo: "A decisão de Passarella é tática. O cabelo é despiste".

Menem tinha certa razão. De fato, por mais que a proibição aos cabeludos tivesse marcado a era Passarella na seleção, é importante entender que aquela discussão fazia parte de um tema bem mais amplo. O que o Kaiser esperava conseguir era disciplina e obediência absolutas. Batistuta, afinal, continuou sendo o dono da camisa 9 com cabelos consideravelmente longos - uma aparada nas pontas para contemplar a vontade do chefe e pronto.

O próprio Caniggia acabaria sendo chamado, também com suas inconfundíveis madeixas, depois de se acertar com o comandante. Redondo foi exceção, o único a não se curvar aos caprichos de Passarella —que, além de cobrar um penteado mais conservador, queria fazê-lo jogar numa posição de que o volante não gostava. Chegaram a conversar cara a cara, mas a situação só se complicou. "Ele falou uma coisa para mim e disse outra ao se manifestar em público. Mentiu e depois afirmou que era eu o mentiroso. Passarella não me inspira confiança. É capaz de qualquer coisa."

bati - Getty Images - Getty Images
Gabriel Batistuta com a camisa da seleção argentina
Imagem: Getty Images

Em fase exuberante no Real Madrid, Redondo, então no auge, com 28 anos, foi campeão da Europa pelo Real Madrid a poucas semanas da Copa, mas assistiu às partidas do Mundial no sofá de casa. "Por culpa dele vou perder algo muito importante. Mas não me arrependo. Não foi fácil, mas estou tranquilo. Queria o Mundial, mas não assim, a qualquer preço".

Além do volante, Norberto Scoponi, que parecia levar uma samambaia à cabeça, também abriu mão da viagem à França. À procura de um terceiro goleiro para sua lista de convocados, Passarella pediu ao assistente Américo Gallego que consultasse o arqueiro do Newell's Old Boys sobre a possibilidade de encarar a tesoura. De novo, estava implícita a cobrança de um voto de obediência total ao treinador. O goleiro respondeu o seguinte a Gallego: "Só corto meu cabelo se você emagrecer 30 quilos".

No início do embargo às cabeleiras, Caniggia não apenas mantinha seus longos fios loiros como ainda provocava o técnico. O atacante atravessava um momento iluminado no Boca Juniors. Atormentava as defesas, cansava de fazer gols e debochava: "Estou jogando mal, não? O cabelo me atrapalha. Estou cego". Caniggia nem sequer cogitava se submeter à tosa.
"Isso é um absurdo. Não posso concordar com exigências desse tipo. Sou como Sansão", dizia.

Tragédia

Mas uma tragédia pessoal que abateu Passarella viria a aproximar os dois, além de provocar uma trégua no permanente conflito entre o técnico e Maradona. Companheiro de Caniggia no Boca, Diego já não tinha o cabelo farto do início de carreira, quando ganhou um de seus vários apelidos: Pelusa. Ainda assim, arrumou um jeito de alfinetar o desafeto: além de criticar repetidamente a ausência do amigo na seleção, tingiu uma faixa amarela no lado direito da cabeça como sinal de protesto.

Foi quando Passarella sofreu um dos maiores baques de sua vida: a perda do filho Sebastián, de 18 anos, morto ao ter sua caminhonete abalroada por um trem da linha Mitre, num cruzamento com os trilhos em Béccar, região metropolitana de Buenos Aires, em novembro de 1995.

Maradona removeu as mechas loiras e baixou o tom, e Caniggia decidiu prestar solidariedade ao técnico. Passados alguns meses do desastre, o atacante foi visitar o "Kaiser" em sua casa em Lomas de San Isidro. Conversaram não apenas sobre futebol e seleção, mas também sobre a vida - a perda do filho havia levado Passarella a baixar um pouco a guarda. A questão dos cabelos mal foi abordada. Caniggia, com o penteado de sempre, voltaria a ser convocado pouco depois e faria parte da equipe até semanas antes do Mundial, quando uma lesão o tirou do torneio.

A Argentina foi eliminada pela Holanda nas quartas de final da Copa de 1998. Ganhando, enfrentaria o Brasil nas semifinais.