Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tite x Scaloni: por que clássico de hoje será tira-teima entre os técnicos

Tite e Lionel Scaloni durante confusão em Brasil x Argentina - Lucas Figueiredo/CBF
Tite e Lionel Scaloni durante confusão em Brasil x Argentina Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

16/11/2021 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tite está decepcionado com o técnico da seleção argentina Lionel Scaloni, contou hoje o UOL Esporte. A ira não é a única motivação do treinador brasileiro para o clássico das 20h30 (de Brasília). Ele entrará em campo também para impor ao adversário uma estatística negativa.

Até aqui, Tite e Scaloni se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada um, sem empates. A Argentina ganhou as duas últimas por 1 a 0, incluindo em julho o título da Copa América, em pleno Maracanã. Os dois triunfos de Tite ante Scaloni foram na semifinal da Copa América de 2019, por 2 a 0, quando o colega de função fazia sua primeira competição oficial, e em um amistoso em outubro de 2018, por 1 a 0.

O clássico desta terça representa também a primeira presença de Tite na Argentina em seu ciclo de 68 jogos à frente da seleção.

lio - Divulgação AFA - Divulgação AFA
Técnico da Argentina, Lionel Scaloni comanda time contra o Uruguai
Imagem: Divulgação AFA

Tite, dessas partidas, perdeu apenas cinco vezes: uma para a Bélgica, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018, uma para o Peru, em amistoso em setembro de 2019, e três para a Argentina - as duas já citadas com Scaloni no comando e também uma em 2017, na estreia de Jorge Sampaoli.

Tal sequência fez o jornal esportivo "Olé" tratar nesta semana a seleção argentina como a "pedra no sapato" de Tite.

O Brasil não vence a Argentina em território rival desde 2009, quando o técnico da seleção vizinha era Diego Armando Maradona. Na ocasião, uma contundente vitória por 3 a 1 no estádio do Rosario Central fez a festa de Dunga e companhia.

Depois disso, a Amarelinha visitou a Argentina três vezes: um 0 a 0 em Córdoba em 2011, uma vitória de 2 a 1 da Argentina na Bombonera em 2012 e um 1 a 1 no Monumental de Núñez pelas Eliminatórias em 2015.