Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que o Brasil pega a Argentina amanhã em San Juan, não em Buenos Aires?

Messi cobra escanteio em um Argentina x Colômbia disputado em San Juan - Reprodução TV
Messi cobra escanteio em um Argentina x Colômbia disputado em San Juan Imagem: Reprodução TV

Colunista do UOL

15/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Argentina encara o Brasil nesta terça-feira (16) em uma cidade diferente da habitual — o clássico que começa às 20h30 (de Brasília) será em San Juan.

A seleção vizinha vinha estabelecendo um vínculo com o torcedor portenho e com o Monumental de Núñez, a casa azul e branca depois de ganhar a Copa América, mas a escolha por San Juan atende aos interesses da AFA (Associação Argentina de Futebol) por uma questão das mais básicas: Chiqui Tapia, o presidente da entidade, é de lá.

Além de berço político de Tapia, a província de San Juan conta com um governador que é praticamente um braço-direito da AFA: trata-se do peronista Sergio Uñac, que assumiu o cargo em 2015, dois anos antes de o amigo Tapia comandar a entidade que determina os rumos do futebol local. Ambos são vistos juntos em passeios ciclísticos e até cavalgadas trajando roupas típicas.

A parceria entre Uñac e Tapia é das mais fluentes no futebol local. Palco do Argentina x Brasil desta terça, o Estádio Bicentenário já recebeu diversas decisões de competições nacionais da Primeira Divisão da Argentina, além de amistosos, jogos da Eliminatórias e torneios continentais (como o Sul-Americano Sub-17 de 2017).

Apesar da predileção da AFA, o estádio tem uma capacidade oficial (25.286 espectadores) de somente um terço do Monumental de Núñez. Foi inaugurado em 2011, para a disputa da Copa América realizada na Argentina e conquistada pelo Uruguai. Com esta parceria, San Juan é chamada de uma das "capitais do futebol argentino", dividindo a atenção da AFA com a província de Santiago del Estero, do suntuoso Estádio Madre de Ciudades, aberto há três anos.

San Juan vai receber em breve também um Centro de Desenvolvimento da AFA, onde treinarão divisões de base da seleção e equipes de recrutamento da entidade pelo interior do país.

san - Divulgação Governo San Juan - Divulgação Governo San Juan
Vista aérea do Estádio Bicentenário, em San Juan
Imagem: Divulgação Governo San Juan

Vinhos e azeites

A província de San Juan fica a 1.114 quilômetros de Buenos Aires. Localizada na região do Cuyo, oeste do território nacional, ela se destaca pela produção de vinhos e azeites. Faz fronteira com o Chile e se destaca pelo turismo de enologia e montanhismo.

Outra grande atração por lá é o Oratório da Defunta Correa, figura mítica do interior argentino, que conta com a devoção de fieis que lhe atribuem milagres como dar vida a crianças mortas.

A população local da província de San Juan é de 681.055 habitantes, para uma superfície de 89.651 Km², o que dá uma densidade de 7,6 habitante/km². Em população, é a 13º entre as 23 províncias da Argentina.