Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentina pode perder até 10 jogadores para encarar o Brasil daqui a um mês

Argentina comemora gol contra o Peru no Monumental de Núñez - Divulgação AFA
Argentina comemora gol contra o Peru no Monumental de Núñez Imagem: Divulgação AFA

Colunista do UOL

15/10/2021 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil arrasou o Uruguai ontem (14) e a Argentina bateu o Peru por 1 a 0, chegando a 25 jogos sem perder. O confronto entre as duas potências sul-americanas ocorre daqui a um mês —mais exatamente no dia 16 de novembro, na província de San Juan. E a Argentina já tem um grande problema até lá.

A seleção comandada por Lionel Scaloni está com nada menos que dez jogadores pendurados. Nenhum deles recebeu cartão amarelo ante o Peru, e a próxima partida da azul e branca será exatamente o clássico contra o Uruguai, em Montevidéu, no dia 11 de novembro. O Uruguai vem de duas derrotas retumbantes ante Brasil (4 a 1) e Argentina (3 a 0) e hoje ocupa a quinta colocação nas Eliminatórias, exatamente a que leva à Repescagem. Ninguém espera calma e entradas tranquilas da Celeste contra a Argentina.

O debate desta sexta-feira em Buenos Aires é o que deve fazer Scaloni. Poupar os jogadores pendurados ante o Uruguai e encarar o Brasil com força máxima? Ou apostar todas as suas fichas ante o Uruguai e somar três pontos mais "acessíveis" que contra o Brasil? O técnico já sinalizou na entrevista coletiva depois da vitória contra o Peru que é mais favorável à segunda opção, mas que ele terá um mês até definir de fato.

toro - GettyImages - GettyImages
Lautaro Martinez abre o placar para a Argentina contra o Peru nas Eliminatórias
Imagem: GettyImages

A Argentina completou ontem simplesmente cinco jogos sem levar cartão amarelo, o que surpreende ao olhar a tradição de futebol aguerrido do país vizinho. E quatro desses pendurados foram titulares no Monumental de Núñez: o zagueiro Nicolás Otamendi, o volante Rodrigo De Paul, o armador Giovani Lo Celso e o atacante Lautaro Martínez.

A lista dos atletas com dois cartões amarelos tem também o lateral-direito Gonzalo Montiel, o lateral-esquerdo Nicolás Tagliafico, os zagueiros Germán Pezzella e Lucas Martínez Quarta, o volante Exequiel Palacios e o atacante Nico Domínguez.