Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por que a Conmebol não permite ao River inscrever um novo goleiro hoje

Técnico do River, Marcelo Gallardo abraça goleiro estreante Leo Díaz - Divulgação River Plate
Técnico do River, Marcelo Gallardo abraça goleiro estreante Leo Díaz Imagem: Divulgação River Plate

Colunista do UOL

19/05/2021 04h16Atualizada em 19/05/2021 08h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol comunicou ontem (18) à tarde que o River Plate não vai poder inscrever novos jogadores na Libertadores da América. A entidade rejeitou o pedido do clube de trocar, na lista de inscritos, dois nomes dos 20 infectados por covid por dois goleiros. O termo usado pela Conmebol na comunicação do pedido do River foi "improcedente".

De acordo com o portal argentino Infobae, a carta da Conmebol ao River lembrava que o time "teve a oportunidade de incluir entre os inscritos os nomes de 50 jogadores, de acordo com o estipulado". "As equipes que inscrevam uma quantidade menor de 50 jogadores permitidos não podiam completar a sua lista posteriormente, mantendo-se fixa e definitiva a totalidade de atletas já registrada", comunicava a entidade em seu documento.

Outro ponto destacado pelo Infobae na carta que chegou aos e-mails do River Plate às 15h28 (de Brasília e Buenos Aires) é que a Conmebol não considera o coronavírus uma lesão grave.

A negativa ao River leva a assinatura de Frederico Nantes, diretor de competições de clubes da Conmebol, e de Orlando Pangrazio, presidente da Comissão Médica, que confirmaram que a "solicitação de substituição pedida pelo River não tem relação com lesões graves dos jogadores German Lux e Franco Petroli, e sim com o fato de os jogadores se encontrarem com covid".

"Determinamos [a lista de 50] para evitar que situações deste tipo afetem desportivamente a participação dos clubes em nossas competições", finalizava o documento da Conmebol. A entidade alega que haveria uma exceção ao regulamento, e foi lembrada também a situação do Athletico Paranaense, que enfrentou o próprio River nas oitavas de final do ano passado sem goleiro reserva - o clube também solicitou uma troca e recebeu um "não".

Boca sim, River não

Um motivo de gritaria na Argentina na manhã desta quarta: o Boca teve a possibilidade de incluir um novo goleiro em sua lista da Libertadores. A Conmebol permitiu o registro de Ramiro Gómez no lugar de Agustín Lastra, o quarto arqueiro que havia sofrido um violento choque que o deixará fora do gramado por quatro meses. Para a Conmebol, tal lesão seria suficiente para a troca na lista, ao contrário do teste positivo por covid.

O River está com seus quatro goleiros infectados - Armani, Lux, Bologna e Petroli. Quem deve calçar as luvas e ir para o gol é o volante Enzo Pérez, que está machucado.