Topo

Tales Torraga

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Crespo ficou famoso na Argentina ao dizer que 'a bola era um problema'

Hernán Crespo, técnico do Defensa y Justicia, comemora título da Copa Sul-Americana 2020 - Pool/Getty Images
Hernán Crespo, técnico do Defensa y Justicia, comemora título da Copa Sul-Americana 2020 Imagem: Pool/Getty Images

Colunista do UOL

08/02/2021 12h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Forte candidato à vaga de técnico no São Paulo, Hernán Crespo, hoje com 45 anos, começou a despontar no concorrido mercado argentino de treinadores em 2019, quando treinava o Banfield. Antes de comprovar capacidade na beira do gramado, o ex-atacante ganhou fama no país ao definir seu método com uma frase que intrigou (ainda mais) os severos analistas argentinos.

"A bola é um problema. Hoje, com um futebol de tanta pressão, pelo físico dos adversários ou pelos comentários intermináveis depois dos jogos, ter a bola no pé te enche de ansiedade e não se sabe o que fazer. É preciso dar ferramentas para os jogadores saberem", comentou Crespo ao apresentar seu estilo em julho de 2019 ao FOX Sports. "Com segurança, os atletas decidem melhor. Os técnicos têm milhões de ideias, mas os jogadores é que definem a partida."

Crespo durou pouco no Banfield - apenas 18 jogos entre janeiro e setembro de 2019, com somente 4 vitórias. Quando a Argentina pensava que ele seria mais um caso de grande ex-jogador sem sucesso como técnico, assumiu o Defensa y Justicia e levou a campo um futebol moderno, de agressividade na defesa e contundência no ataque, um estilo que fez seu time ser comparado ao River.

Em março de 2020, segurou empate com o próprio River em pleno Monumental nas últimas rodadas do Argentino, permitindo o título do Boca Juniors. Na Libertadores, chegou à última rodada brigando pela segunda vaga, perdida apenas no finalzinho - e a derrota que o levou à Sul-Americana foi devidamente aproveitada com o título da competição com um contundente 3 a 0 no Lanús.

Capacitado no trabalho com jovens e com orçamentos apertados - o período à frente do Defensa comprova - Crespo mostrou que não tem problemas em lidar com percalços também fora de campo. Acostumado às badalações de Buenos Aires, Milão e Londres nos tempos em que era goleador de River, Inter, Milan e Chelsea, Hernán abriu mão de qualquer luxo para voltar a viver, depois de 25 anos, com os seus pais no começo da quarentena na Argentina: "Faço isso para cuidar e poupá-los", explicou, ganhando elogios nas redes sociais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL