Topo

Tales Torraga

Palmeiras x Santos: para quem os argentinos vão torcer na final de amanhã?

Capa do Olé em 2000 resgatada nesta semana em Buenos Aires - Reprodução Olé
Capa do Olé em 2000 resgatada nesta semana em Buenos Aires Imagem: Reprodução Olé

Colunista do UOL

29/01/2021 12h00Atualizada em 29/01/2021 15h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fora da decisão da Libertadores pela primeira vez desde 2016, a Argentina ainda tem certa ressaca de fernet ao falar da final de amanhã entre Santos e Palmeiras no Maracanã. E uma das maneiras de esquentar as redes sociais e as conversas a respeito em Buenos Aires é colocar Boca e River - claro! - em lados diferentes para escolher um vencedor na decisão 100% brasileira.

Uma imagem bastante resgatada nas redes sociais argentinas é a capa do jornal "Olé" de 2000 criando trocadilho do nome do River Plate (e sua sigla CARP, de Club Atlético) para "River Palmeiras". A publicação original é da semana em que o Alviverde perdeu a final da Libertadores para o Boca.

Por estranha que pareça aos brasileiros, a adesão dos fanáticos de Núñez pelo Palmeiras tem uma razão objetiva: dizer que "só perdeu para o campeão". Esta lógica é bastante aplicada nas lembranças da Copa do Mundo de 2018. Acredite se quiser: há quem repita na capital portenha até hoje que a Argentina tinha futebol para ser campeã, e que só perdeu na Rússia para as seleções de Croácia e França, justamente as finalistas da última Copa.

Outros dois motivos justificam a torcida riverplatense pelo Palmeiras: 1) A bajulação de Abel Ferreira a Marcelo Gallardo, que respondeu "agora ganhem a final" no cumprimento entre ambos na semi; 2) O título do Santos faria o Alvinegro chegar a quatro Libertadores conquistadas (1962, 1963, 2011 e 2020), empatando com o River, campeão em 1986, 1996, 2015 e 2018.

Outra torcida argentina de peso que tem se manifestado a favor do Palmeiras é a do Rosario Central. A razão? A confraternização entre canallas e alviverdes na Libertadores de 2016, com os fanáticos festejando juntos em São Paulo.

E se há o "River Palmeiras", não tardou, claro, em aparecer o "Santos Juniors" - gozam dizendo até que esta é a versão portenha dos "Meninos da Vila".

A escolha dos xeneizes pelos carrascos santistas também tem a ver com o "só perdemos para os campeões". Mas não apenas. Entre os torcedores que comentam a decisão há menções à admiração de Pelé pelo Boca, com sua camisa no museu do clube, e os elogios do técnico Cuca à instituição azul e ouro, dizendo que sonha em comandar o 'gigante Boca' um dia.

Juntam, as torcidas de Boca e River equivalem a 75% dos argentinos que acompanham futebol. A população do país vizinho é de hoje 45 milhões de habitantes. A final Palmeiras x Santos será transmitida para a Argentina ao vivo pela ESPN, que escalou seu time principal - mas dos estúdios em Buenos Aires. A narração será de Mariano Closs, com comentários de Diego Latorre, ex-companheiro de Maradona e Riquelme no Boca, e participações de Sebá Domínguez, ex-zagueiro do Corinthians e hoje uma estrela na TV no país.