Topo

Tales Torraga

Os 7 melhores duelos Brasil x Argentina nas oitavas da Libertadores

Colunista do UOL

23/11/2020 04h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Athletico-PR, Flamengo e Internacional são os brasileiros da vez no mata-mata contra os argentinos na Libertadores da América. Amanhã (24), o Furacão recebe o River Plate às 19h15 (de Brasília), e o Flamengo enfrenta o Racing no Cilindro de Avellaneda, às 21h30. Na quarta (25), também às 21h30, Inter e Boca Juniors abrem a série no Beira-Rio.

Corinthians - Fernando Santos/Folhapress - Fernando Santos/Folhapress
Corinthians celebra vitória nos pênaltis contra o Rosario Central na Libertadores 2000
Imagem: Fernando Santos/Folhapress

Os argentinos levam vantagem no histórico geral de mata-matas contra brasileiros, com 34 triunfos a 25. Desses 59 mata-matas pela Libertadores, 23 foram pelas oitavas de final, fase em que a vantagem azul e branca é de 13 classificações a 10.

Relembramos agora os sete principais duelos entre brasileiros e argentinos pelas oitavas da Libertadores:

7) GRÊMIO 3 a 3 ESTUDIANTES, 2018
(1 a 2 em La Plata, 2 a 1 em Porto Alegre)

Os gremistas precisaram do gol salvador de Alisson aos 47 do segundo tempo para chegar à decisão por pênaltis e eliminar o histórico rival da infame Batalha de La Plata, ocorrida 35 anos antes. Um novo capítulo tão emocionante é raridade em qualquer esporte, ainda mais em uma rivalidade de dois clubes de tradição.

6) INTER 3 a 3 BANFIELD, 2010
(1 a 3 em Buenos Aires, 2 a 0 em Porto Alegre)

O Inter rumava para seu segundo título na competição e já contava com aquela que foi talvez a melhor versão de Andrés D'Alessandro no clube. Pelo Banfield, um colombiano desconhecido já dava sinais de que seria um enorme jogador: James Rodríguez.

5) GRÊMIO 6 a 1 RIVER PLATE, 2002
(2 a 1 em Buenos Aires, 4 a 0 em Porto Alegre)

O River não teve o que fazer em Núñez e nem no Olímpico. Rodrigo Mendes, Luizão, Zinho e Luis Mário foram os responsáveis pelos 4 a 0 que estão na história do Grêmio e do Brasil na Libertadores.

4) RIVER 6 a 3 CORINTHIANS, 2006
(3 a 2 em Buenos Aires, 3 a 1 em São Paulo)

A derrota foi o começo do fim de Tevez, Mascherano e da MSI no Corinthians. No Pacaembu infernal, os argentinos foram mais frios. Gallardo brilhou e deu três assistências. Aposta do vilão corintiano Daniel Passarella, o desconhecido Gonzalo Higuaín, de 19 anos, fez dois gols.

3) BOCA JUNIORS 4 a 3 PAYSANDU, 2003
(0 a 1 em Buenos Aires, 4 a 2 em Belém)

A única Libertadores da história do Paysandu tem uma vitória sobre o poderoso Boca em plena Bombonera. Na volta, em Belém, os brasileiros caíram por 4 a 2, mas Iarley causou tão boa impressão que meses depois foi defender a camisa azul y oro.

2) SÃO PAULO 4 a 2 NEWELL'S OLD BOYS, 1993
(0 a 2 em Rosário, 4 a 0 em São Paulo)

Loco Bielsa havia dado lugar a Eduardo Manera, o então comandante do Newell's que contava com Tata Martino e Mauricio Pochettino como titulares. A virada parecia duríssima. Do outro lado, porém, estava Telê, e no Morumbi a equipe tricolor atropelou por 4 a 0, gols de Cafu, Dinho e Raí (dois).

1) CORINTHIANS 5 a 5 ROSARIO CENTRAL, 2000
(2 a 3 em Rosário, 3 a 2 em São Paulo)

Enorme fase de Luizão. Marcou os dois gols corintianos na Argentina, quando o time perdia por 3 a 0, e fez mais dois na vitória em casa por 3 a 2. Quatro gols nos dois jogos e um pênalti bem batido na decisão. O ataque, com Edílson, Luizão e Marcelinho, salvou o Corinthians nos 180 minutos. Nos pênaltis, brilharam a precisão corintiana e o goleiro Dida.