Topo

Tales Torraga

O dia em que o atacante do River recebeu o técnico com tiros

Colunista do UOL

21/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desconhecido no Brasil, o atacante argentino Gilberto Funes foi ídolo no River Plate. Autor do gol do título da Libertadores de 1986, ganhou fama pela força (daí o apelido de "Búfalo") e por atitudes das mais incomuns.

Funes - Reprodução El Gráfico - Reprodução El Gráfico
Búfalo Funes produzido de Rambo em 1986
Imagem: Reprodução El Gráfico

Colecionador de armas, Funes dava tiros para o alto quando estava parado nos pedágios, apenas pela "diversão" de assustar os outros. A falta de noção foi ainda maior quando ele resolveu carregar uma pistola e levá-la ao campo onde o River treinava numa manhã de 1987.

Com um elenco repleto de jogadores de renome (Pumpido, Ruggeri, Enrique, Caniggia...), o clube demitiu o técnico Bambino Veira e contratou Carlos Griguol, conhecido pela capacidade de domar grupos complicados, mas o que lhe esperava em Núñez fugia de qualquer padrão. Ao entrar no gramado para o primeiro treino, Griguol foi recebido com...tiros disparados por Funes, que escolheu começar assim sua relação com o comandante.

Alguns, como Ruggeri, garantem que os tiros de Funes foram para o alto; outros, como Enrique, dizem que as balas foram na horizontal, mas para assustar, e não acertar o novo técnico.

Nenhum dos dois durou muito no River. Intratável, o Búfalo deixou o clube meses depois, transferido para o Olympiakos, da Grécia. Griguol abandonou a equipe ainda na primeira metade de 1988.

Funes esteve perto de jogar a Copa de 1990, mas Carlos Bilardo, então técnico da Argentina, decidiu por outros jogadores. A morte precoce do atacante, por ataque cardíaco, chocou a Argentina em janeiro de 1992. O Búfalo tinha só 28 anos.