Topo

Tales Torraga

Atacante do Lanús andou 15 dias e foi processado por matar égua

Colunista do UOL

28/10/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Lanús que hoje enfrenta o São Paulo pela Sul-Americana conta com o maior jogador da sua história, o atacante José Pepe Sand, de 40 anos, famoso na Argentina pelos gols e pelas cenas incomuns fora das quatro linhas.

Pepe Sand, de 40 anos - Divulgação Lanús - Divulgação Lanús
Pepe Sand, de 40 anos
Imagem: Divulgação Lanús

A mais folclórica delas ocorreu em 2017, pagando uma promessa pela virada sobre o River na semifinal da Libertadores. Perdendo por 3 a 0 no placar agregado, o Lanús buscou o 4 a 3 e Sand resolveu agradecer...caminhando por 15 dias. "Os torcedores do River passavam do meu lado e me xingavam de corno, por tanto tempo fora de casa."

O agitado 2017 de Sand teve a artilharia da Libertadores e também um processo por ''dopagem de animais, jogo clandestino, exercício ilegal de medicina e associação ilícita''. A ação foi movida por conta da morte da sua égua, ''Dona Fantasia'', em um páreo na província de Corrientes.

Segundo a Associação de Advogados e Funcionários pelos Direitos Animais (AFADA), a égua caiu morta por uma ''parada cardiorrespiratória devido à adoção ilegal de coquetel de drogas aplicado antes da corrida para melhorar o rendimento''. Sand foi absolvido por falta de provas. Seu irmão, César, teve prisão preventiva decretada, mas pagou fiança.

Maior artilheiro da história do Lanús (127 gols em 202 jogos), Sand cogitou se aposentar no meio da pandemia, sendo convencido pela diretoria a esperar pelo menos até a virada do ano. O clube não joga oficialmente desde março, mas vem de três vitórias, um empate e uma derrota em cinco amistosos contra times da Série A da Argentina.