Topo

Tales Torraga

Scaloni conquista 'La Paz' para seguir no cargo

Colunista do UOL

13/10/2020 18h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nos últimos 46 anos, a Argentina havia vencido a Bolívia em La Paz uma única vez: em 2005, com Lionel Scaloni jogando como volante. Hoje como técnico, ele repetiu o triunfo com méritos e conquistou "La Paz" para seguir à frente da seleção.

Lionel Scaloni, técnico da seleção argentina - REUTERS/Luisa Gonzalez - REUTERS/Luisa Gonzalez
Lionel Scaloni, técnico da seleção argentina
Imagem: REUTERS/Luisa Gonzalez

O segundo tempo que decretou a vitória por 2 a 1 foi "histórico", na definição da Radio La Red, de Buenos Aires. O experiente comentarista Gustavo López cravou que esta foi a melhor exibição argentina na Bolívia desde 1997, quando as Eliminatórias passaram a ser disputadas no sistema todos contra todos. Difícil discordar. A Argentina correu mais que a Bolívia.

A azul e branca, assim, soma agora seis pontos de seis possíveis. E a comissão técnica vai respirar como nunca quando deixar os 3.640 metros de La Paz. As principais TVs e rádios da Argentina sugeriram com força que Marcelo Gallardo seria praticamente obrigado a assumir o comando da seleção.

O resultado coloca panos frios nesta pressão. Scaloni está completando dois anos de comando (23 jogos, 14 vitórias, 5 empates e 4 derrotas). Hoje foi a primeira vez que empolgou.

Para a maioria dos analistas de futebol no país, a Argentina briga por uma vaga no Qatar-2022 em igualdade de condições com Colômbia, Chile, Peru, Paraguai e Equador. Desses seis, dois se classificam direto (juntando-se a Brasil e Uruguai) e outro vai à Repescagem contra a representante da Oceania.

Os próximos compromissos da Argentina pelas Eliminatórias serão em 12 e 17 de novembro, contra Paraguai e Peru. Com os resultados habituais de La Paz (derrota ou empate), as próximas semanas seriam de enorme pressão pela troca de técnico e pela urgência em não perder mais pontos.

Alívio. La Paz. A primeira paz da Argentina nas Eliminatórias desde a Era Sabella, em 2013.

Não é pouco.