Topo

Tales Torraga

Volvemos

Colunista do UOL

29/09/2020 18h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acá estamos otra vez. Volvemos ao UOL Esporte depois de quase dois anos para voltar a mirar para esta Argentina que rende cada vez mais o que falar.

O futebol verde e amarelo de 2020 carrega convincentes tons de azul e branco. É Brasileirão ou Brasileirón, como brincam os portenhos? A liderança, afinal, está com o Galo do Pelado Sampaoli, e o segundo lugar até aqui é do Internacional do Chacho Coudet. "Até os técnicos em campo os brasileiros andam pegando os nossos", é outra ironia ouvida em Buenos Aires. Os capitães do último Gre-Nal pela Libertadores, por exemplo, foram Cuesta e Kannemann, zagueiros revelados por Arsenal e San Lorenzo.

E Tevez, Pratto e Romero, hoje em clubes portenhos, mas de longas histórias no Brasil? Teremos também. Lionel Messi, a caminho da sua última Copa do Mundo? Tal cual. Diego Armando Maradona, el más grande, e Marcelo El Loco Bielsa, o Maradona dos técnicos, serão presenças igualmente fixas por aqui.

A coluna será a sequência do Patadas y Gambetas, que integrou o UOL Esporte de 2016 a 2018 com informações exclusivas e análises calientes de Buenos Aires, a "capital do império que nunca existiu", na mágica definição do escritor catalão Manuel Vázquez Montalbán.

Em dois anos, tudo muda, então vamos mudar também o recheio das nossas empanadas. Vamos trazer mais histórias argentinas vividas nos clubes brasileiros, e mais histórias brasileiras ocorridas no país vizinho. E com este filete dorado de cultura que, perdón, só a terra de Borges e Cortázar (e Sabato, Piglia, Arlt, Sacheri, Bioy Casares, Piñeiro, Schweblin, Enríquez...) tem.

No fim de 2018, usamos o temazo "Adiós", de Gustavo Cerati, para nos despedir. Agora recomeçamos. "Volver a empezar", como canta Alejandro Lerner neste hermoso clip com ele, El Diez, Diego Armando Maradona.

Y que mañana será un día nuevo bajo el sol. Gracias!