Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Saúde mental: depois de Gabriel Medina, surfista português anuncia pausa

Vasco Ribeiro - reprodução / Instagram @vascoribeiro
Vasco Ribeiro Imagem: reprodução / Instagram @vascoribeiro

Colunista do UOL

15/08/2022 18h05

Simone Biles (EUA / ginástica)... Naomi Osaka (Japão / tênis)... Sha'Carri Richardson (EUA / atletismo)... Liz Cambage (Austrália / basquete)... Ashleigh Barty (Austrália / tênis).

O que elas têm em comum, além de serem ícones de suas modalidades? Todas deram uma parada, ou encerraram a carreira precocemente para cuidar de uma doença séria, que durante muito tempo e para muita gente, se tratava de frescura ou desculpa nas derrotas: a saúde mental.

Há quem ache que pelo fato de viverem viajando e conhecendo as mais belas praias do mundo, os atletas das pranchas não passam estresse.

Muito ao contrário.

Como acontece em qualquer esporte de alta performance, o surfe, cada vez mais profissional, traz histórias semelhantes.

Foi-se o tempo que o surfista só pegava onda. Hoje, os compromissos com patrocinadores dividem o tempo, e a pressão contínua por resultados e retornos financeiros mexe com a cabeça a cada bateria, a cada campeonato.

Isso, é claro, sem contar com os problemas que todos nós temos de enfrentar diariamente. Afinal, eles parecem super-heróis, mas são seres humanos... acredite.

No começo do ano, Gabriel Medina, melhor surfista do mundo, anunciou que daria um tempo das competições para cuidar do corpo e da mente.

gabriel medina - Thiago Diz/World Surf League - Thiago Diz/World Surf League
Gabriel Medina, durante a etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe
Imagem: Thiago Diz/World Surf League

Apesar de estar no auge da carreira e de ter recém-conquistado o tricampeonato mundial, Medina enfrentou problemas familiares e percebeu que seguir competindo traria mais danos do que respostas positivas.

O período de ausência foi curto, mas o afastamento que custou a temporada, certamente trará bons ventos nos próximos meses.

Agora é a vez de outro surfista de ponta 'pendurar as quilhas' por tempo indeterminado.

Aos 27 anos, Vasco Ribeiro, um dos principais nomes do surfe português, não aguentou.

Foi campeão nacional em várias categorias, campeão europeu... e mundial júnior.

vasco - reprodução / Instagram @vascoribeiro - reprodução / Instagram @vascoribeiro
Vasco Ribeiro, surfista de Portugal
Imagem: reprodução / Instagram @vascoribeiro

O maior sonho? Fazer parte do 'Championship Tour', a principal divisão da World Surf League.

Vasco já disputou etapas aqui e ali como convidado, mas não conseguiu se classificar para a elite.

"Decidi que neste momento, o mais importante é focar e investir na minha saúde mental. É dela que parte a estabilidade, a família, os amigos, os resultados. Este é o meu compromisso. Tenho duas filhas lindas, que são o meu maior motor e motivação para esta nova fase."

Na postagem do IG, ele reforçou o discurso que já havíamos ouvido dos nomes famosos citados mais acima nesta reportagem:

"Enquanto ganhamos tudo, parece fácil. Muitas vezes não percebemos o quanto é difícil a vida de um atleta de alto rendimento. O último ano tem sido bastante desafiante. Sozinho já não estava a conseguir gerir. Tinha pouca vontade para fazer as coisas que me são mais importantes, e por isso, chegou a hora de pedir ajuda profissional para conseguir voltar um dia a lutar pelos meus sonhos."

por @thiago_blum / @surf360_