Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Revista compara mortes trágicas de Leandro Lo e surfista Ricardo dos Santos

Ricardo dos Santos, no Taiti - reprodução
Ricardo dos Santos, no Taiti Imagem: reprodução

Colunista do UOL

11/08/2022 12h50

Surfe e jiu jitsu sempre tiveram uma enorme conexão.

E o assassinato do campeão mundial Lendro Lo no último final de semana, mexeu bastante com a comunidade das ondas.

A Stab Magazine, uma das revistas mais influentes e importantes do cenário, não ficou de fora... e foi buscar semelhanças com outro assassinato absurdo.

O título da matéria é "Os trágicos paralelos entre o assassinato de Ricardo dos Santos e o 8X campeão mundial de Jiu Jitsu Leandro L".o

Com a linha fina... "Dois ícones do esporte brasileiro assassinados descaradamente por policiais de folga".

Depois de contar rapidamente como o lutador foi morto, baleado pelo policial Henrique Otávio Oliveira Velozo, que estava de folga em uma festa do EC Sírio. e de fazer um breve histórico das inúmeras conquistas de Lo, a reportagem volta 7 anos no tempo.

"Da mesma forma, há seis anos e meio, na manhã de terça-feira, 20 de janeiro de 2015, Ricardo dos Santos foi assassinado em frente à sua casa por um policial militar de folga. Em um piscar de olhos, o surfista brasileiro de ondas pesadas e respeitado internacionalmente se tornou um dos mais de 2 mil cidadãos mortos pela polícia brasileira todos os anos, e a investigação sobre sua morte deixou um gosto terrível na boca de amigos e familiares".

rs - WSL/reprodução - WSL/reprodução
Ricardo dos Santos foi morto em 2015, aos 25 anos
Imagem: WSL/reprodução

A repercussão da morte de Ricardinho foi imensa, mundo afora.

Um dos maiores tube riders de sua geração, Ricardo dos Santos inspirou inclusive os maiores nomes do surfe, como o havaiano John John Florence e o 11X campeão Kelly Slater.

E para a Stab Magazine, '"era a personificação do sonho brasileiro, mais do que isso, era amigo, amante, sobrinho e filho".

Segue a reportagem:

"Um ano após sua morte, Stab enviou Beren Hall ao Brasil para descobrir a verdade, para iluminar o espaço vazio deixado pela morte de uma das estrelas em ascensão do país, como um crime tão descarado ocorreu com tão chocante facilidade, e o que a morte de Ricardo significou para o surfe e para o Brasil. Na época da publicação, um dos comentaristas, Trojan Horse, escreveu que 'Incidentes como esse ajudam a explicar por que os surfistas brasileiros são tão duros na competição - é um lugar onde as coisas não são fáceis e onde você tem que lutar para sobreviver'. Não é Byron, nem Newport Beach, nem mesmo North Shore. É por isso que os garotos brasileiros arranham por anos no QS, enquanto seus colegas americanos e australianos simplesmente desistem de ser caras de vídeo'.

No mesmo ano da morte de Ricardinho, Adriano de Souza alcançou seu maior sonho, foi campeão mundial, dedicou o título e tatuou o braço em homenagem ao amigo.

Lo - reprodução - reprodução
Leandro Lo e Ricardo dos Santos
Imagem: reprodução

Conquista e celebração que inspiram muitos jovens. Mas a melhor imagem é a que os ídolos deixam em vida.

A inexplicável morte de Leandro Lo poderá dar ainda mais visibilidade ao Jiu Jitsu.

Mas é inadmissível aceitar que um ato inescrupuloso, vindo de alguém treinado para defender a população, interrompa o que ele plantou em anos e anos de trabalho duro.

Viva o esporte. Viva os ídolos.

E chega de armas!!

por @thiago_blum / @surf360_