Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Surfe e Arte Urbana no Rio: projeto transforma rua famosa em galeria aberta

Rua do Surfe, Rio de Janeiro - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital
Rua do Surfe, Rio de Janeiro Imagem: Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital

Colunista do UOL

28/07/2022 04h00

Se você é carioca, circula em toda a orla e dropa com frequencia as ondas do Rio de Janeiro, muito provavelmente já passou por ali.

Mas quem não está acostumado a ir para os lados do Recreio dos Bandeirantes, vai ter agora mais um motivo para circular nas praias da zona oeste da capital do RJ.

Formando uma espécie de divisa entre a Comunidade do Terreirão e a Praia da Macumba, a comunidade 8W foi por anos refúgio de alguns surfistas que migravam do Nordeste em busca de abrigo e ascendência profissional.

Por conta disso, o caminho ficou conhecido como "A rua do Surf".

Com o potencial turístico e cultural, a ONG 'Onda Carioca', que tem sua sede ali e já atua desde 2011 com projetos que visam o desenvolvimento social, criou a "Galeria 8W".

A ideia é transformar a rua em uma exposição de arte a céu aberto, com objetivo de aumentar a circulação de turistas e desenvolver ainda mais a região.

No próximo dia 30, o projeto 'Galeria 8W' viabilizado através de recursos do edital RUA CULTURAL RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, vai realizar um mutirão de grafite em diversas fachadas e muros de residências.

rua - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital
Imagem: Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital

Os temas escolhidos são surfe, meio ambiente e resgate histórico da área, uma vez que o local fica no entorno do 'Morro do Rangel', considerado um monumento natural e sítio arqueológico protegido por lei.

No total, mais de 2 mil m² da área deverá ganhar desenhos, bem acima dos 869 m² previstos, e da área mínima de 100 m² exigida no edital.

rua - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital
Imagem: Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital

"Percebemos a enorme vocação turística do local, apesar do seu total abandono e dos muitos problemas estruturais. A '8W' tem praia, surf, parapente, cultura, floresta, trilha, fauna e flora riquíssimas, fácil acesso, é da paz, ou seja, tem tudo para ser um lugar referência em cultura, sustentabilidade, estilo de vida e beleza. É preciso resgatar a história do lugar, estimular o sentimento de pertencimento do morador e atitudes mais colaborativas em relação ao cuidado com a comunidade", , explica o Julio Cesar Ribeiro da Costa, advogado, fundador da 'Onda Carioca' e coordenador geral do projeto. 'Surge como uma oportunidade de ressignificar a comunidade e suas relações através das próprias moradias, melhorando sua estrutura e usando as fachadas como espaço de uma galeria de artes a céu aberto que reunirá painéis de graffiti falando sobre a história do lugar, sua cultura do surf e meio ambiente", completa.

rua - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital
Imagem: Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital

O projeto também vai realizar um ensaio fotográfico para mostrar o dia a dia, um pouco da sua história, geografia, personalidades que vivem por lá e, principalmente, as fachadas e muros com o antes e depois do mutirão.

Outra entrega da 'Galeria 8W' planeja, é a realização de um censo da comunidade, para obter dados econômicos, sociais e ambientais representativos de toda a população.

Além disso, toda a ação será registrada em um documentário. 20 minutos para veiculação na comunidade, nas plataformas virtuais 'Onda Carioca' e colaboradores do projeto.

rua - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital - Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital
Rua do Surfe, Rio de Janeiro
Imagem: Guilherme Barbosa, GB @gbmidiadigital

Cerca de trinta artistas vão participar da produção dos painéis.

Referência quando assunto é arte urbana, Acme será o coordenador artístico. Foi o responsável pela escolha dos artistas, a maioria da Zona Oeste.

Além de ser um dos pioneiros do grafite no RJ e um dos nomes mais respeitados da cena, ele é liderança comunitária do complexo PPG, fundador do Museu da Favela e referência no Terreirão como principal fomentador do grafiiti.

por @thiago_blum / @surf360_

informações: Gerson Filho