Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sophia, irmã de Gabriel Medina, é vice-campeã em etapa da África do Sul

Sophia Medina, em ação na África do Sul - WSL
Sophia Medina, em ação na África do Sul Imagem: WSL

Colunista do UOL

02/07/2022 12h38

Enquanto Gabriel Medina se recupera de uma lesão séria no joelho esquerdo, a irmã do tricampeão mundial, Sophia, continua rodando o mundo atrás de seu sonho.

Neste sábado, a caçula do clã disputou o título do 'Oneill SMTH Shapes Pro', etapa na África do Sul que faz parte do circuito mundial da categoria Júnior.

E terminou a dura competição na 2ª posição.

No dia final de disputas, Sophia caiu no mar de Ballito duas vezes. Na semifinal, dominou a bateria e eliminou a local Zoë Steyn.

Na decisão, encontrou a havaiana Bettylou Sakura Johnson, jovem revelação do esporte, que esteve na elite da World Surf League até a metade desta temporada, e havia passado pela outra brasileira do campeonato, a catarinense Laura Raupp.

O duelo decisivo começou equilibrado, mas Bettylou acelerou na segunda parte do confronto, fez duas notas altíssimas e venceu por 16,00 x 8,93.

A partir de segunda-feira, elas voltam às ondas. No mesmo local, vão competir no 'Ballito Pro', 3ª etapa do Challenger Series, circuito da divisão de acesso que garante vagas para a divisão principal da WSL.

Gabriel comemorou o resultado ao lado dos amigos, na mansão de Neymar em Mangaratiba (RJ).

Valeu, Sophia! Valeu, Laura!

kainalo - WSL - WSL
Ryan Kainalo, campeão do Pro Jr. de Ballito, na África do Sul
Imagem: WSL

No masculino, deu Brasil!!!!!!!!!

Se Sophia e Laura ficaram pertinho do lugar mais alto do pódio, entre os homens o troféu não escapou do time verde e amarelo.

Depois de ter vencido o campeonato no sub16, Ryan Kainalo mostrou mais uma vez que é um dos nomes mais importantes da nova geração brasileira.

Neste sábado, ele atropelou a concorrência, superou dois surfistas da casa e garantiu mais um título na curta carreira.

Na semi, o 'Magrinho' deixou o sul-africano Luke Thompson pelo caminho, em uma batalha apertada: 14,87 a 13,17.

Na decisão, Kainalo acionou o modo vencedor e não deu chances para Tide-Lee Ireland. Já tinha a nota mais alta, mas tirou um 8 e fechou a campanha em grande estilo.

Placar de 14,83 a 8,34.

Ryan Kainalo, campeão na África do Sul.

De quebra, o cara ganhou vaga no Challenger Series, e vai poder soltar os tradicionais aéreos em uma competição profissional e de grande peso.

O futuro é agora!!!!!!

por @thiago_blum / @surf360_