Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Primeira mulher transgênero a competir no surfe é multicampeã na Austrália

Sasha Jane Lowerson, primeira mulher transgênero campeã no surfe - Surfing WA/ Majeks
Sasha Jane Lowerson, primeira mulher transgênero campeã no surfe Imagem: Surfing WA/ Majeks

Colunista do UOL

20/05/2022 15h49

Já aconteceu em outros esportes, mas no surfe é inédito.

Uma mulher transgênero em uma competição oficial... e várias vezes campeã.

Sasha Jane Lowerson conquistou dois títulos em competições de Longboard realizados no Western Austrália.

Sasha (então Ryan Egan), já havia vencido o 'Logger State Championship' 3 anos atrás entre os homens.

Já tinha marcado presença também no tour masculino dos pranchões da WSL de 2015 a 2020, com 11º como melhor resultado em uma temporada.

A novidade repercutiu em vários meios de comunicação, e também na especializada, como a tradicionalíssima Stab Magazine.

"Comecei uma transição médica no início de 2021. Até então me escondia das pessoas que surfavam, parei de surfar por seis meses".

sasha - Photo: Surfing WA - Photo: Surfing WA
Sasha Jane Lowerson
Imagem: Photo: Surfing WA

A entidade responsável pelo torneio, adotou recentemente uma 'Política de Inclusão' na 'Política Esportiva' para pessoas transgênero e de gênero diverso.

Diz o artigo: "Pessoas não binárias são incentivadas a participar de competições de surfe. 'Surfing Australia' e 'Australian Surfing Organizations' oferecem oportunidades para eventos mistos ou de gênero neutro sempre que possível. Do ponto de vista da competição, onde não é possível realizar eventos mistos ou de gênero neutro, as pessoas não-binárias podem participar com base no sexo atribuído no nascimento ou na categoria de gênero masculino ou feminino que mais afirma seu gênero".

sasha - Photo: Surfing WA - Photo: Surfing WA
Sasha Jane Lowerson
Imagem: Photo: Surfing WA

"Ser a primeira mulher transgênero competindo no surfe não foi uma trajetória emocionalmente fáci. Mas a quantidade de apoio foi fenomenal e estou muito grato por estar envolvido e abraçado pela comunidade de Longboard do meu país".

Lowerson já pensa na volta à WSL: "Estamos prestes a iniciar conversas formais com a World Surf League sobre a inclusão de diversos gêneros".

por @thiago_blum / @surf360_