Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A melhor onda para todos! Até que enfim, Pipeline também será das mulheres!

Pipeline                       - Tony Heff/WSL
Pipeline Imagem: Tony Heff/WSL

Colunista do UOL

15/01/2022 04h00

A reportagem do site oficial da liga, que apresenta o tour 2022, começa com uma pergunta: "Poderia existir uma onda melhor para o início do Championship Tour?"

Eu concordo! Mesmo ainda com aquela sensaçãozinha de ausência do Havaí fechando as cortinas... definindo os campeões... e os rumos das temporadas.

Só que o grande lance que a etapa de abertura reserva... o que eu e muitos fãs do surfe esperávamos há anos... enfim, VAI ROLAR!!!!!

Pela 1ª vez, Pipeline, a onda mais icônica do mundo, vai receber homens e mulheres ao mesmo tempo.

É isso mesmo: ELAS VÃO ESTREAR E FAZER HISTÓRIA em um evento oficial da World Surf League, no palco mais nobre e comentado do surfe mundial.

E com premiações iguais às da chave masculina.

Carissa - WSL - WSL
Carissa Moore, aproveitando a perfeição de Backdoor, em Pipeline
Imagem: WSL

Em dezembro de 2020, na largada do circuito, até rolou uma prévia. Não dá pra chamar de "tapa buraco", mas foi, sim, uma necessidade. O evento que abria o calendário feminino rolava em Honolua Bay, em Maui. Mas um tubarão foi visto na região, a etapa ficou parada... e o campeonato foi encerrado na ilha de Oahu, mais precisamente em Pipe. Na decisão, a australiana Tyler Wright venceu, surpreendendo a local Carissa Moore.

Agora —mais precisamente a partir do próximo dia 29— todas as baterias serão na famosa bancada do North Shore.

Além de Carissa —atual e 5 vezes campeã mundial— mais 4 havaianas poderão colocar a prova as experiências adquiridas na ilha.

Para Gabriela Bryan, Bettylou Sakura Johnson e Luana Silva, estrear na elite da WSL já seria um desafio... neste pico então, a responsa se multiplica. Malia Manuel completa o time.

Tati - WSL - WSL
Tati Weston-Webb em Pipeline, no Havaí
Imagem: WSL

O Brasil terá só uma representante na chave feminina durante todo o ano, e também no Billabong Pro Pipe... a mesma de 2021.

Tatiana Weston-Webb, atual vice-campeã mundial. Uma craque, que assim como as surfistas citadas acima, cresceu nas ondas do arquipélago mais famoso do esporte.

No torneio de 2020, Tati fez semifinal. E mostrou intimidade nas esquerdas pesadas e volumosas.

Gabriel Medina, Italo Ferreira e Adriano de Souza venceram e se consagraram campeões mundiais em Pipeline.

Chegou a vez da nossa "braba" mandar o recado!!!

Contagem regressiva modo on! Faltam só duas semanas para o grande encontro no Havaí!!!!

por @thiago_blum / @surf360_