Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em Nazaré: A nova (e gigantesca) façanha do campeão mundial Lucas Fink

Lucas Fink em uma bomba de Nazaré, Portugal - Victor Eleutério
Lucas Fink em uma bomba de Nazaré, Portugal Imagem: Victor Eleutério

Colunista do UOL

16/12/2021 04h00

A semana foi daquelas pra quem gosta de dropar... e observar... as ondas gigantes. E quando o assunto é "big swell", um lugar vem logo à cabeça: Nazaré.

Pois é... desculpe o trocadilho, mas as montanhas portuguesas bombaram... tomaram conta das agências de notícias e redes sociais. E como tem sempre acontecido, em qualquer tamanho, deu Brasil. Com destaques para os experientes Lucas Chumbo e Pedro Scooby.

Ao lado do havaiano Kay Lenny, Chumbo foi o campeão do "Nazaré Tow Surfing Challenge", mais um título para ele por lá.

Scooby foi o vice, e saiu da competição com o tubo mais sinistro, que valeu uma nota 9,50.

Não há muito o que dizer sobre esses caras... só admirar, vibrar e aplaudir.

Mas, para mim, o "dono" de Praia do Norte foi outro carioca... o mais jovem da trip.

Se você ainda não conhece o Lucas Fink, passou da hora de conhecer.

fink - divulgação - divulgação
Lucas Fink, campeão mundial de Skimboard
Imagem: divulgação

O cara é campeão mundial de skimboard, modalidade que para os amadores, pode ser chamada carinhosamente de sonrisal.

Mas é um esporte de prancha e ondas. A diferença é ser praticado pertinho da areia.

Só que para o Lucas não há limites. Dono absoluto dos caixotes do rasinho, ele resolveu ir mais ao fundo nos desafios. Passar a arrebentação e fazer parte do line-up virou rotina. Ainda mais quando o mar cresce e é preciso ser puxado nas bombas.

As lajes cariocas... e Nazaré, claro, passaram a fazer parte do roteiro.

Com um detalhe muito importante: sem abrir mão da sua prancha... a de skimboard mesmo... bem diferente do habitual, com 131 x 50 cm, espessura de aproximadamente 2 cm, pesando menos de 2 kg, e sem alças (acessório que fixa o pé na prancha), e quilhas, que normalmente ajudam na estabilidade.

fink - Victor Eleutério - Victor Eleutério
Lucas Fink encarou as ondas gigantes em Portugal
Imagem: Victor Eleutério

"Durante a pandemia, vi que era hora de me redescobrir e me reinventar, e foi quando embarquei no mundo de ondas grandes. Foi um sonho que a vida me ofereceu, eu abracei e está sendo muito maneiro. É coisa de maluco surfar ondas desse tamanho com uma prancha que não é nem um pouco propícia para isso, mas a cada dia que passa, a gente vai vendo que é possível e que as possibilidades com essa prancha são infinitas, tanto em Nazaré como em qualquer tipo de condição."

fink - Victor Eleutério - Victor Eleutério
Lucas Fink e Lucas Chumbo dividiram as ondas de Nazaré
Imagem: Victor Eleutério

O mentor para a aventura no Canhão de Nazaré, claro, foi o xará Chumbo. Antes da viagem a Portugal, Fink realizou treinos específicos, como os de apneia.

"Já tem alguns anos que estamos querendo colocar esse projeto do Fink de pé. Em 2020, viemos para Nazaré na temporada e conseguimos treinar bastante, foi um intensivão que trouxe bastante confiança. É irado ver como ele está evoluindo e como agora está se destacando. Eu brinco que meu pupilo foi muito rápido: em dois anos ele já sabe pilotar e fazer tudo o que a gente costuma fazer em Nazaré. Eu diria que já conquistou a faixa azul e está pulando para a roxa", conta Lucas Chumbo.

A onda gigante dropada por Fink, que pode vir a ser considerada a maior já surfada utilizando a prancha de skimboard na história, foi elogiada por ícones da modalidade, como o americano Garett McNamara.

O brasileiro segue em Portugal para aproveitar a janela de big waves

No começo de 2022, com a alma absolutamente energizada, Fink retorna ao Brasil e passa a focar na preparação para o Campeonato Mundial de Skimboard.

por @thiago_blum / @surf360_