Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Transmissões da WSL mudam de mãos; Globo fecha parceria com a Liga

Gabriel Medina comemora seu terceiro título mundial de surfe em San Clemente, na Califórnia - Pat Nolan/World Surf League
Gabriel Medina comemora seu terceiro título mundial de surfe em San Clemente, na Califórnia Imagem: Pat Nolan/World Surf League

Colunista do UOL

12/12/2021 15h58

Já faz tempo que o surfe brasileiro se transformou em sinônimo de vitórias. Com elas, o interesse pelos craques e campeonatos. Após o tricampeonato mundial de Gabriel Medina, e a medalha de ouro de Italo Ferreira na Olimpíada do Japão, a audiência disparou por aqui.

E tem tudo para crescer ainda mais. A partir de 2022, depois de vários anos nos canais ESPN, as transmissões dos principais eventos da World Surf League mudam de casa.

Globo e WSL acertaram parceria pelos próximos três anos,

Com o Sportv como o canal principal das competições, a cobertura será multiplataforma, com desdobramentos na TV Globo, Globoplay, GE e Canal OFF.

filipe - WSL - WSL
Filipe Toledo celebra vitória no Surf Ranch, na Califórnia
Imagem: WSL

Além do Championship Tour (CT), o acordo inclui também os direitos exclusivos para TV do Challenger Series (CS), categoria de acesso; dos eventos de Big Wave (BW) e de Longboard Tour (LT) -, além da exibição de séries e documentários produzidos pela liga. Mesmo com a parceria, a WSL continuará a exibir as competições em suas plataformas digitais próprias.

Todas as etapas do CT terão transmissão gratuita no Globoplay até as oitavas de final. O Sportv irá mostrar com exclusividade as baterias a partir das quartas de final. Quando um atleta brasileiro vencer uma etapa, a TV Globo exibe flashes em sua programação.

A etapa de Saquarema, no Rio de Janeiro - prevista para o final de junho - terá acompanhamento especial.

italo - Tony Heff/World Surf League via Getty Imag - Tony Heff/World Surf League via Getty Imag
Ítalo Ferreira na etapa do México da WSL
Imagem: Tony Heff/World Surf League via Getty Imag

"Para a WSL e o surfe, de maneira geral, fazer parte da cobertura multiplataforma da Globo, que fala com milhões de pessoas todos os dias, é algo que vai mudar esse esporte de patamar. Tanto na disponibilidade de conteúdo sobre surfe como no conhecimento sobre todos os atletas que fazem parte da atual geração vencedora e das próximas gerações, muito promissoras", afirma Ivan Martinho, CEO da WSL para a América Latina.

O time brasileiro terá 10 representantes na principal divisão mundial.

Os 9 homens são: Gabriel Medina (campeão em 2014, 2018 e 2021). Filipe Toledo (vice em 2021), Italo Ferreira (campeão em 2019), Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André e Miguel Pupo, além do estreantes João 'Chumbinho' Chianca e Samuel Pupo.

Tatiana Weston-Webb (vice mundial em 2021) será a única na chave feminina.

tati - Reprodução - Reprodução
A surfista Tatiana Weston-Webb
Imagem: Reprodução

O WT 2022 terá 10 etapas. Começa no final de janeiro, na tradicionalíssima Pipeline, no Havaí, depois passa por Sunset Beach (Havaí), Peniche (Portugal), Bells Beach e Margaret River (Austrália), G-Land (Indonésia), Trestles (Califórnia), Saquarema (Rio de Janeiro), Jeffrey's Bay (África do Sul) e Teahuppo (Tahiti).

O local do WSL Finals, que vai definir os campeões da temporada, ainda não foi divulgado.

por @thiago_blum / @surf360_