Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Saquarema Surf Festival' conhece campeões do Pro e Jr. neste domingo

Alex Ribeiro segue firme em busca do título na Praia da Itaúna - WSL
Alex Ribeiro segue firme em busca do título na Praia da Itaúna Imagem: WSL

Colunista do UOL

20/11/2021 20h16

Mais uma semana incrível do surfe brasileiro está chegando ao fim. Neste domingo, mais 4 campeões serão coroados no 'Saquarema Surf Festival', na tradicionalíssima Praia de Itaúna.

Depois dos cariocas Chloé Calmon e Rodrigo Sphaier comemorarem os títulos sul-americanos no Longboard na quinta-feira, neste sábado foram definidos os semifinalistas das outras categorias que lotaram as areias do 'Maracanã' do esporte.

Yago - WSL - WSL
Yago Dora está em mais uma semifinal do QS no Brasil
Imagem: WSL

No 'Quiksilver Pro', QS 3 mil dos homens, 7 brasileiros e um argentino caíram no mar no sábado, de olho nas vagas das semifinais.

Dois 'goofys' e tops do CT, seguem na trilha do título e vão se enfrentar.

Yago Dora, que terminou a temporada 2021 em 9º no geral, pega Alex Ribeiro, que na semana que vem vai ao Havaí para a disputa do 'Challenger Series' de Haleiwa, última chance de reclassificação para a elite no ano que vem.

Na outra disputa, João Chianca eliminou Santiago Muniz, único gringo que havia chegado vivo no penúltimo dia da competição.

Local de Saquarema, ele vai ter a força da torcida contra o baiano Marco Fernandez. Além de estar no dia final de um evento deste porte, a etapa serve de última preparação para Chumbinho, que também vai disputar o CS de Haleiwa.

Por enquanto em 8º, ele é o melhor brasileiro na corrida por uma das 12 vagas na divisão principal da WSL.

Chianca - WSL - WSL
Local do pico, João Chumbinho está em os 4 finalista do QS 3 mil
Imagem: WSL

No feminino, o 'Roxy Pro' também tem status 3 mil. Mas ao contrário do masculino, não há certeza que o título vai ficar em casa.

Certo mesmo, é que a decisão será Brasil x Peru.

Isso porque na primeira semifinal, Arena Rodriguez Vargas e Daniella Rosas fazem o confronto das estrangeiras nas ondas de Itaúna. Quem passar, pega uma das representantes da novíssima geração verde e amarela.

Nas quartas, em um dos confrontos mais esperados, Sophia Medina venceu Laura Raupp, que estava embalada pelo título do QS de Florianópolis na semana passada.

Agora, a irmã mais nova do tricampeão mundial Gabriel, terá pela frente Larissa Santos, que eliminou Sol Carrion.

Sophia - WSL - WSL
Sophia Medina está nas semifinais das duas categorias femininas em Saquarema
Imagem: WSL

Sophia aliás, está numa campanha excelente em Saquarema.

Neste domingo, ela vai em busca também do troféu do Pro Júnior. Na semifinal, a adversária da surfista de Maresias vai ser a peruana Sol Aguirre. Lauda Raupp e Julia Duarte fazem a outra bateria pré-decisão.

No masculino, quatro brazucas disputam o título dos 'grommets'. Ryan Kainalo chega ao domingo como favorito, depois de ter vencido o 'Rip Curl Grom Search' na piscina da Praia da Grama e de grande performance no QS 5 mil dos Açores, em Portugal. Kainalo, que já tinha chegado ao round 16 no profissional, terá Diego Aguiar pela frente.

Cauã Costa e Daniel Templar fazem a outra batalha da semi.

por @thiago_blum / @surf360_