Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"Pool Party": nova geração vai entrar para a história do surfe brasileiro

Praia da Grama - The One Sports Agency / Divulgação
Praia da Grama Imagem: The One Sports Agency / Divulgação

Colunista do UOL

30/06/2021 16h58

Resumo da notícia

  • Interior de SP vai receber 1º evento na história do país a ser realizado em uma piscina de ondas artificiais
  • Campeonato terá 40 atletas, homens e mulheres de até 16 anos, divididos em 5 categorias
  • Classificados foram definidos após seletivas virtuais
  • Finais estão marcadas para o primeiro final de semana de outubro

Era um sonho que fazia parte do imaginário. Se tornou realidade. Virou tendência.

Cada vez mais, as piscinas de ondas artificiais ganham espaço no dia a dia dos surfistas, principalmente os profissionais.

E quem ficava "babando" com as performances dos melhores do mundo nas perfeitas direitas e esquerdas do 'Surf Ranch' de Kelly Slater, aos poucos estão podendo desfrutar da diversão e dos treinos na água doce ao redor do mundo.

Por aqui, a novidade "mora" no interior de São Paulo, em Itupeva, a 90 km da capital.

Caras como Caio Ibelli, Alex Ribeiro, Deivid Silva e Ian Gouveia já provaram, se esbaldaram... e aprovaram.

Mas a estreia de um campeonato na belíssima 'Praia da Grama', vai ser privilégio dos mais jovens.

Nos dias 6 e 7 de outubro, 40 atletas - homens e mulheres de até 16 anos - vão participar das finais do 'Rip Curl Grom Search'.

Primeiro campeonato em piscina de ondas artificias no Brasil - divulgação - divulgação
Campeonato na Praia da Grama
Imagem: divulgação

Os finalistas foram selecionados em seletivas virtuais, com 184 atletas de 12 estados demostrando as habilidades em ondas surfadas no Brasil e filmadas em 2021. A partir dos vídeos, foram definidos os oito melhores de cada uma das cinco categorias - masculina sub-16, sub-14 e sub-12, e feminina sub-16 e sub-14.

Para Fernando Gonzalez, gerente de marketing no Brasil de uma das marcas mais importantes do esporte no mundo, o evento é um divisor de águas para o surfe nacional. "Será um evento inédito, histórico, o primeiro campeonato numa piscina de ondas artificiais no Brasil. Após a seletiva virtual, selecionamos os melhores do país e pelo nível que apresentaram durante as disputas on-line, o show está garantido".

Para ele, a expectativa não podia ser maior, por tudo que envolve o evento e a tecnologia empregada na piscina, a primeira Wavegarden da América Latina. "O cenário para a realização desse evento será fantástico, com ondas perfeitas quebrando para os dois lados, em um ambiente totalmente controlado e de alto padrão. Vamos apresentar as diferentes configurações de ondas aos atletas durante a competição, adaptando as condições as idades e ao nível de habilidade dos surfistas classificados nas 5 categorias".

Praia da Grama - The One Sports Agency / Divulgação - The One Sports Agency / Divulgação
Praia de Grama
Imagem: The One Sports Agency / Divulgação

Por causa da pandemia, o evento será fechado ao público externo, que poderá acompanhar tudo pela transmissão ao vivo pela internet.

Somente os 40 atletas classificados terão direito de entrar no condomínio que abriga a piscina, acompanhados apenas de um adulto.

"O 'Rip Curl Grom Search' é realizado há 22 anos ininterruptos, com uma grande história em revelar os atletas da nova geração do surfe brasileiro, como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Miguel Pupo e outros milhares de jovens talentos que já fizeram parte desse legado da marca no nosso país", completa Gonzalez.