Topo

Surfe 360°

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rumo ao título: na piscina e no mar

Filipe Toledo / Surf Ranch - WSL
Filipe Toledo / Surf Ranch Imagem: WSL

Colunista do UOL

20/06/2021 00h00

Resumo da notícia

  • Etapas do circuito mundial definem campeões neste domingo
  • Brasileiros disputam finais em campeonatos nos Estados Unidos e no Equador
  • Filipe Toledo e Gabriel Medina comandam ataque verde e amarelo nas ondas perfeitas da piscina do Surf Ranch, na Califórnia
  • No feminino, Tati Weston-Webb fecha o sábado entre as 4 melhores, com chances de ir às semifinais
  • Na América do Sul, tem Brasil nas quartas de final do feminino e do masculino no QS 1000, torneio da divisão de acesso
  • Evento rola em Montañita, um dos principais picos do país, que não recebia um evento oficial da WSL há 15 anos

Domingo de decisões no circuito mundial.

Na água doce, com os melhores do mundo.

E na salgada, com quem segue batalhando firme para entrar na elite.

Na Califórnia, dia de finais do 'Surf Ranch Pro', 6ª etapa do calendário do 'Championship Tour'.

Depois de um festival de direitas e esquerdas perfeitas, Filipe Toledo e Gabriel Medina estão nas primeiras posições.

Yago Dora e Adriano de Souza também estão entre os 8 que se classificam para as semifinais. Mas eles ainda podem melhorar as notas antes da próxima fase, mesma situação de Italo Ferreira (9º) e Miguel Pupo (15º), que precisam subir na pontuação para seguir na disputa pelo troféu.

Os outros brasileiros encerraram as chances e foram eliminados.

Deivid Silva, Caio Ibelli, Jadson André, Alex Ribeiro, Peterson Crisanto e o convidado Lucas Vicente, se despediram com a 17ª colocação.

A notícia mais importante do sábado veio com Gabriel Medina.

Qualquer que seja o resultado final no "parquinho" de Kelly Slater em Lemoore, uma coisa que todos sabiam que iria acontecer, agora está confirmado.

Com o desempenho na piscina, Medina - bicampeão mundial e líder folgado do ranking em 2021 - já somou pontos suficientes para garantir vaga antecipada entre os 5 finalistas da temporada. O WSL Finals rola em Trestles, também na Califórnia, em setembro.

Se na chave masculina os 8 melhores nos rounds iniciais seguem para a semi, na feminina só são 4 vagas. E a disputa continua aberta.

Tatiana Weston-Webb chega no domingo em 4º no geral, atrás da francesa Johanne Defay, da havaiana Carissa Moore e da australiana Sally Fitzgibbons.

Mas elas ainda vão pegar duas ondas para melhorar suas médias, assim como as americanas Caroline Marks (5ª) e Courtney Conlogue (6ª).

Os campeões saem no final da tarde.

Ed Groggia em Montañita, Equador - WSL - WSL
Eg Groggia / Montañita - Equador
Imagem: WSL

Enquanto isso, o Equador recebe a turma da divisão de acesso.

E o time verde e amarelo puxa a fila de olho na taça do 'Corona Montañita Open', primeiro dos dois eventos com status 1000 do Qualifying Series no país.

Dos 16 finalistas entre homens e mulheres, 9 brazucas estão nas quartas de final.

Confrontos no feminino:

Summer Macedo (brasileira radicada no Havaí) x Julia Duarte; Nairê Marquez x Sol Aguirre (PER); Dominic Barona (EQU) x Josefina Ane (ARG) e Tainá Hinckel x Silvana Lima.

Confrontos no masculino:

Jose Gundesen (ARG) x Marcos Correa; Lucca Mesinas (PER) x Samuel Pupo, Jonathan Zambrano Chila (EQU) x Luan Carvalho e Alex Suarez (PER) x Edgard Groggia.