Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Mesmo com uma só aparição, João Fonseca sai ainda maior da Laver Cup

Em sua primeira participação na Laver Cup, João Fonseca foi escalado para entrar em quadra no Chase Center, em San Francisco, logo no primeiro dia. Jogou, encantou e derrotou o italiano Flavio Cobolli, arrancando suspiros, aplausos e todo tipo de elogios dos capitães e companheiros de time. O carioca de 19 anos ainda tornou-se o mais jovem da história da competição (criada em 2017) a vencer uma partida.

Fonseca não voltou a ser relacionado para jogar. No sábado, o capitão Andre Agassi escalou Alex de Minaur, Francisco Cerúndolo e Taylor Fritz. Todos venceram. No domingo, o Time Mundo repetiu o trio nas simples. De Minaur e Fritz voltaram a vencer, e a equipe conquistou o título da Laver Cup. O brasileiro ficou a maior parte do tempo na beira da quadra, apoiando os colegas.

Dito isto, dá para cravar que o brasileiro deixa a Laver Cup de 2025 com um status ainda maior. Passou uma semana treinando e ouvindo Agassi e Patrick Rafter, o vice-capitão; teve a chance de conhecer Roger Federer pessoalmente; arrancou elogios de toda a equipe; e saiu comparado por Tony Godsick, chefão da competição, a Roger Federer. Não é pouco.

João não leva pontos de San Francisco. Nesta segunda-feira, continua como número 42 do mundo. Sua bagagem, porém, vai cheia de ensinamentos, experiência, convívio com a elite do tênis e, claro, um troféu com seu nome. Seu valor só aumenta. Que continue assim.

Coisas que eu acho que acho:

- Volto para o Brasil nesta segunda-feira. Ainda nesta semana publicarei a íntegra da entrevista exclusiva com Tony Godsick, chairman da Laver Cup, e mais um ou outro conteúdo sobre Laver Cup (antes de um especial que vem por aí mais adiante). Fiquem ligados porque há ótimas informações e opiniões sobre o evento e João Fonseca.

- Obrigado a Fabio Silberberg e à Faberg, a agência oficial da Laver Cup, pela parceria. Sem a excelente equipe deles, esta cobertura não teria sido possível.

- Amanhã (terça, quando chegar em casa), publico um resumão sobre a Laver Cup, com minhas observações sobre jogadores, reações, produção do evento e minha experiência em geral nessa passagem por San Francisco. Até lá!

.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.