Fonseca, Jarry e 10 break points que fizeram a diferença

Ler resumo da notícia
Ao longo dos quatro sets do belíssimo duelo desta sexta-feira, João Fonseca teve 11 chances para quebrar o saque do chileno Nicolás Jarry, um cidadão de 2,01m de altura que é dono de um dos serviços mais respeitáveis do circuito mundial. O carioca de 18 anos conseguiu uma quebra, que veio com uma dupla falta do oponente. Mas o que dizer dos outros dez break points? Seria o caso de aplicar o velho clichê tenístico do "[insira nome aqui] desperdiça chances"?
Primeiro, não custa lembrar: os 11 break points conquistados por Fonseca significam quase o dobro de chances cedidas por Jarry somando suas duas partidas anteriores neste torneio de Wimbledon. Na primeira rodada, o top 10 Holger Rune teve seis break points. Na segunda, o americano Learner Tien não conseguiu nenhum.
Agora, sim, vamos ao ponto: não, não é o caso de escrever "Fonseca desperdiça chances". Fora a dupla falta, Fonseca mal conseguiu jogar nos outros dez break points. Oito deles foram jogados com o primeiro serviço de Jarry. Dois foram aces. Em outros dois, Fonseca conseguiu fazer contato com a bola, mas não devolveu dentro de quadra. Em três, Jarry matou o ponto na chamada primeira bola - o primeiro golpe após o saque. No outro, Fonseca fez uma excelente devolução, mas Jarry não só fez um bate-pronto dificílimo como matou o ponto com um voleio na bola seguinte.
Para deixar mais claro, revi e descrevi os 11 break points abaixo:
Terceiro game do 1º set: vantagem Fonseca
Primeiro saque no a 212 km/h. Ace no T. A bola pega a linha.
Quarto game do 2º set: 30/40
Saque no corpo a 207 km/h. Fonseca consegue fazer contato com a bola, mas a devolução é longa demais.
Quarto game do 2º set: vantagem Fonseca
Segundo saque a 186 km/h. Fonseca devolve no meio da quadra, e Jarry mata o ponto na bola seguinte, atacando com uma direita inside-in.
Quarto game do 3º set: vantagem Fonseca
Primeiro saque a 204 km/h. Fonseca se estica e até consegue fazer contato com a bola, mas a devolução vai na rede.
Quarto game do 3º set: vantagem Fonseca
Dupla falta. Significou a única quebra a favor do brasileiro na partida.
Sétimo game do 4º set: 30/40
Primeiro saque aberto a 225 km/h. Fonseca consegue devolver, mas a bola fica curta, e Jarry faz uma direita vencedora logo em seguida.
Sétimo game do 4º set: vantagem Fonseca
Segundo saque a 186 km/h. Fonseca bloqueia de direita, e Jarry ataca com uma direita inside-in. O brasileiro alcança a bola, mas escorrega e cai. O chileno mata o ponto com uma direita na paralela.
Sétimo game do 4º set: vantagem Fonseca
Saque aberto a 215 km/h. Fonseca faz uma ótima devolução de esquerda, forçando Jarry, que subia à rede, a fazer um bate-pronto nada simples. O chileno, contudo, executa um belo golpe. Fonseca se estica e alcança a bola do rival, mas Jarry mata o ponto com um voleio na sequência.
Nono game do 4º set: 0/40
Saque na direita do brasileiro a 209 km/h. Fonseca consegue devolver, mas Jarry ataca com uma direita e sobe à rede. O brasileiro tenta uma passada de backhand na paralela, porém o chileno mata o ponto com um voleio curto e cruzado.
Nono game do 4º set: 15/40
Saque no T a 217 km/h. Ace.
Nono game do 4º set: 30/40
Saque no corpo do brasileiro a 222 km/h. Fonseca devolve, mas Jarry vai ao ataque na bola seguinte e mata o ponto com uma direita.
Conclusão? Nicolás Jarry foi enorme sob pressão. E não custa lembrar: no tie-break do quarto set, com o placar em 4/4, o chileno fez um ace de segundo saque. Merece todos os méritos do mundo.
Não foi um jogo ruim de João. Longe disso. O número de chances de quebra conquistadas comprova isto. No entanto, quando o oponente faz tanto em tantos momentos delicados, a coisa complica. Não vale falar em "chances desperdiçadas".
El chileno Nicolás Jarry ingresó a los octavos de final de #Wimbledon por primera vez en su carrera. Lo consiguió tras tachar 6-3, 6-4, 3-6 y 7-6 a Joao Fonseca. Así lo festejó con su familia ??pic.twitter.com/gnRfouCCxh
-- VSports Team (@VSportsTM) July 4, 2025
Coisas que eu acho que acho:
- Fonseca poderia ter feito algo melhor? Sim, uma coisa ou outra, como ler melhor o serviço de Jarry nos dois primeiros sets. Ainda assim, soa injusto condená-lo por isso quando muitos outros já sofreram com o saque do chileno - inclusive Rune e Tien nesta mesma semana.
- Como revelou em uma emocionante entrevista pós-jogo, Jarry vem lidando há algum tempo com neurite vestibular, condição que causa tontura, vertigem e falta de equilíbrio. Isso explica sua queda brusca no ranking. No entanto, quando consegue competir em condições perto de normais, Nico é sempre perigoso. E foi lindo vê-lo celebrar com a família a primeira vaga de sua carreira nas oitavas de final de Wimbledon.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.