Passividade e saque vulnerável foram cruciais na eliminação de Bia Haddad
Ler resumo da notícia
Em 13 games de saque, Beatriz Haddad Maia cedeu break points em nove. Foram, ao todo, 17 break points para Hailey Baptiste. A americana desperdiçou sete deles no primeiro set, que acabou vencido pela brasileira. Era, contudo, insustentável que a partida se mantivesse favorável a Bia dessa maneira, e isso ficou evidente a partir do segundo set. E Bia acabou derrotada.
Depois que Baptiste anotou sua primeira quebra, que veio com uma dupla falta de Haddad Maia, a americana deslanchou, vencendo cinco games seguidos. Aliás, o fantasma dos "apagões" de Bia se manifestou outra vez. Desta vez, a brasileira perdeu cinco games seguidos duas vezes. Primeiro, quando Baptiste saiu de 0/1 para 5/1 no segundo set. Depois, quando a americana fechou a segunda parcial e abriu 4/0 na terceira.
Agora, em 22 jogos na temporada 2025, Bia perdeu cinco games de forma consecutiva em 13 oportunidades. É muito para uma atleta que ainda figura entre as 25 primeiras do ranking mundial.
Bia diz ter saído da quadra vendo o jogo com bons olhos. "Pequenos pontos fizeram a diferença no primeiro e no segundo sets. No segundo, eu não joguei tão mal. No terceiro, eu fui quebrada logo de cara e, com uma jogadora que está solta, não tem nada a perder, você jogar um 3/0 ou um 2/1 no terceiro muda muito. O cenário poderia ter começado diferente ali se eu tivesse aproveitado o 30/40 que eu tive no segundo game do terceiro set. Mas é tênis. É detalhe. Vejo o jogo com olhos positivos. Bastante coisa positiva aconteceu no jogo."
É um ponto de vista um tanto mais otimista do que o meu, evidentemente. Vi uma Bia passiva, que durante a maior parte do jogo aceitou trocar bolas sendo menos agressiva e deixando Baptiste correr riscos, ditando o ritmo.
Quando a americana passou a converter os break points, o placar começou a refletir o que se via em quadra. Do começo do segundo set até o fim do jogo, a brasileira só teve um bom momento: quando devolveu uma quebra no fim da segunda parcial. Baptiste venceu 12 de 15 games na "reta final". Eu não chamaria isso de detalhe.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.