Sorteio de Roland Garros é generoso com Bia Haddad e João Fonseca

Ler resumo da notícia
Dadas as possibilidades, o sorteio das chaves de Roland Garros, realizado nesta quinta-feira, foi generoso com os brasileiros. Beatriz Haddad Maia, cabeça de chave número 22, vai estrear contra a americana Hailey Baptiste (#70 do mundo); João Fonseca vai encarar o polonês Hubert Hurkacz (#31); e Thiago Monteiro fará seu primeiro jogo contra o tcheco Vit Kopriva (#85). Não dá para reclamar.
Sim, é verdade que Fonseca vai estrear contra um cabeça de chave, mas é preciso lembrar que o carioca de 18 anos é "apenas" o 65º do ranking, ou seja, poderia ter sido sorteado para encarar Jannik Sinner, Carlos Alcaraz ou Novak Djokovic em seu primeiro jogo. Diante disto, duelar com Hurkacz, um tenista que não está no seu melhor momento e que tem um jogo de bolas mais retas, que não é tão adequado para o saibro, não é exatamente ruim.
Além disso, caso consiga derrubar o polonês, Fonseca avançará no lugar de um cabeça de chave, ou seja, vai à segunda rodada sem precisar enfrentar um pré-classificado. E o rival dessa fase sairá do jogo entre os franceses Benjamin Bonzi e o veterano convidado Pierre Hugues Herbert - dois tenistas contra quem, em dias normais, Fonseca tem que ser considerado como favorito.
O primeiro grande obstáculo no caminho do número 1 do Brasil seria Jack Draper (#5), que pode ser seu rival na terceira rodada. O britânico derrotou João em Indian Wells (6/4 e 6/) e, recentemente, foi vice-campeão do Masters 1000 de Madri.
Para Bia (#23 do ranking), a chave é ainda mais, digamos, amistosa. A brasileira, que vem se recuperando de uma péssima fase e acabou de derrotar a número 9 do mundo, Emma Navarro, chegará em Paris em um momento muito melhor. Afinal, nesta semana, no WTA 500 de Estrasburgo, venceu três jogos seguidos pela primeira vez na temporada (e pode ir mais longe). A paulista é favorita contra Hailey Baptiste (#70) e o mesmo será o caso na segunda rodada, contra uma qualifier ou a japonesa Moyuka Uchijima (#58).
O melhor? Se chegar à terceira rodada, Bia pode rever Navarro, que no saibro não é sombra da bela tenista que é em quadras duras. As outras possibilidades seriam a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (#71), a convidada francesa Diane Parry (#105) e a americana Robin Montgomery (#116). Ou seja, Haddad Maia tem possibilidades nada, nada ruins de alcançar a segunda semana em Paris.
Por último, vale citar que até Thiago Monteiro (#130) tem o que comemorar com o sorteio de hoje. Além de escapar dos cabeças de chave, o cearense pagou na estreia o tcheco Vit Kopriva (#85), que não é nenhum gênio. Ainda assim, o europeu deve ser visto como favorito, pois vem de bons resultados no saibro (campeão no Challenger de Nápoles, quartas de final no ATP de Marraquexe e terceira rodada no Masters 1000 de Roma, onde bateu o ótimo argentino Sebastian Báez). Monteiro, por sua vez, vem de cinco derrotas seguidas.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.