A atuação mais madura de João Fonseca

Ler resumo da notícia
Do começo ao fim, sem oscilar. Nível altíssimo de jogo que derrubou o #20 do mundo, Ugo Humbert, por 6/4 e 6/3 na segunda rodada do Masters 1000 de Miami. Uma atuação, dado todo o contexto (evento, oponente, importância, etc.), que pode ser colocada como a mais madura de João Fonseca até agora - entre suas partidas em nível ATP (não estou incluindo Challengers aqui).
Alguns números importantes ajudam a desenhar este cenário:
Em toda a partida, João perdeu apenas QUATRO pontos em seus games de serviço. É um número digno de Rafa, Roger e Nole em seus melhores dias. O carioca teve 65% de aproveitamento no primeiro saque, o que nem é espetacular ("ótimo" é um adjetivo mais apropriado aqui), mas COMO João sacou é que fez a diferença. Soube variar, não deixou Humbert adquirir ritmo e, quando encaixou o saque aberto no backhand do canhoto francês, teve sempre a quadra aberta para matar ou, pelo menos, tomar a dianteira do ponto.
João cometeu apenas nove erros não forçados neste sábado. Uma diferença enorme para os 31 que somou em Indian Wells, na derrota para Jack Draper. Ou até dos 40 erros contra Tien, dois dias atrás, também em Miami (uma média de 13 por set, o que daria 26 para comparar com as duas parciais de hoje). E mais do que não errar. Fonseca não deu bolas fáceis para Humbert atacar. Quando tentou tomar a dianteira dos pontos, o francês se viu forçado a arriscar e acabou errando mais: 22 falhas não forçadas.
Fonseca nem fez tantos winners assim. Foram apenas 16, um número modesto para os seus padrões. Contra Tien, foram 43 - mais de 14 por set. Por outro lado, o carioca conseguiu manter seu nível alto do começo ao fim, sem abrir sequer uma fresta para que Humbert vislumbrasse uma chance de reação. Sem ceder break points. Sem nem precisar salvar um 0/30. Escolheu bem a hora de agredir. Foi extremamente preciso nesses momentos. Coisa de gente grande.
113 MPH
-- Tennis TV (@TennisTV) March 22, 2025
Two OUTRAGEOUS FOREHANDS from Joao Fonseca #MiamiOpen pic.twitter.com/lfuKBJMiGw
E para não terminar o texto sem uma grande injustiça, é bom destacar o quanto o backhand (esquerda) de Fonseca trabalhou bem hoje, sobretudo diante de um adversário canhoto, que explorou bastante esse golpe do brasileiro na Copa Davis. O backhand talvez nunca venha a ser o melhor golpe de João nem de onde ele buscará a maioria de seus winners, é ali, na esquerda, que ele precisa trabalhar pontos e criar oportunidades para agredir mais com sua direita. E o golpe foi quase perfeito neste sábado.
O "normal" para um tenista de 18 anos, ainda que precoce e já jogando contra os melhores do mundo, seria uma certa oscilação. Algo que a gente vê na maioria dos jogos de João (e repito: tudo bem, gente, sem drama). Que este adolescente consiga uma atuação destas contra um rival desse porte em um evento tão grande mostra o quando João Fonseca segue se provando (muito!) acima da média. Em talento, carisma, inteligência e maturidade.
Coisas que eu acho que acho:
- Não foi uma atuação ruim de Humbert, o que valoriza ainda mais a vitória de Fonseca. O francês fez, sim, um primeiro game abaixo do ideal, mas depois dali foi mantendo seu serviço competentemente até a metade do segundo set. Só que João não deixou seu nível cair. Não deu chances. E na primeira oportunidade, quando Humbert fez uma dupla falta e errou um forehand fácil, encaixou duas direitas gigantes em sequência e conseguiu a primeira quebra do segundo set (veja no vídeo acima).
- Na terceira rodada, Fonseca vai encarar Alex de Minaur (#11) ou Yunchaokete Bu (#69). Se avançar, pode encarar Rublev ou Berrettini. O favorito para estar ali nas quartas é Taylor Fritz. Dadas as possibilidades em um Masters 1000, não é um caminho nada mau.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.