Indian Wells: Fonseca tem estreia 'fácil' mas teste contra top 20 depois
Ler resumo da notícia
Dadas as possibilidades, o sorteio do Masters 1000 de Indian Wells não foi nada ruim para o número 1 do Brasil, João Fonseca. O carioca de 18 anos, atual 80º do ranking mundial, vai estrear contra um rival que ele já conhece e derrotou: o britânico Jacob Fearnley, #81. Os dois duelaram em janeiro, nas semifinais do Challenger de Camberra, na Austrália, e o brasileiro fez 6/3 e 6/3.
Não que seja um oponente desprezível, mas repito: dadas as possibilidades em um torneio deste nível (o último a entrar por ranking na chave foi Alexander Shevchenko, #82 no mundo na data do fechamento da lista), dá para dizer que Fonseca pode se considerar levemente sortudo pela primeira rodada.
A segunda fase, porém, traz uma conversa bem diferente. Se chegar lá, o carioca vai encarar Jack Draper, 14º do ranking. E mais: Draper é um atleta em ascensão e, aos 23 anos, e visto por muitos como um futuro top 10. Está a apenas 500 pontos do grupo dos dez melhores. E coloca na mesa obstáculos diferentes da maioria dos tenistas da elite.
Practice in #TennisParadise with Joao Fonseca ?? @BNPPARIBASOPEN pic.twitter.com/81TYD77c77
-- Tennis TV (@TennisTV) March 4, 2025
Draper tem um ótimo saque, é canhoto e não tem medo de ser agressivo. Sobe à rede quando pode e encurta pontos, tirando o tempo de seus adversários. É justamente um perfil que costuma dar trabalho para Fonseca.
O italiano Lorenzo Sonego (#37) jogou mais ou menos assim quando eliminou o brasileiro do Australian Open, em janeiro. O francês Ugo Humbert (#19), outro canhoto, usou uma fórmula parecida para bater João na Copa Davis, no começo do mês passado. São duas das últimas três derrotas de Fonseca no circuito (a última veio na primeira rodada do Rio Open, diante de Alexandre Muller).
Fonseca é o claro favorito na primeira rodada. Se confirmar a expectativa, terá uma nova chance de medir forças com um nome da elite do tênis. Uma oportunidade para mostrar o que aprendeu com as derrotas recentes e de voltar a colocar seu nome em evidência. O mundo estará de olho.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.