Saque e Voleio

Saque e Voleio

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Fonseca mostra qualidades diferentes nas duas vitórias em Buenos Aires

Na estreia, contra Tomás Etcheverry, uma atuação agressiva, sólida e belíssima de ver do começo ao fim. Em um dia bom, João Fonseca impressionou ao ser muito superior e fazer um rival de respeito, ex-top 30, parecer um oponente de nível muito inferior.

Nesta quinta-feira, diante de Federico Coria, uma vitória bem diferente. Um começo ruim, 19 erros não forçados só no primeiro set, e um adversário que se mostrava consistente, ciente do que acontecia e contente em alongar trocas de bola e aguardar por mais falhas do brasileiro.

Fonseca, então, mudou de planos. Foi mais paciente, alongou ralis e passou a dar menos pontos de graça ao tenista da casa. Como a balança tenística não perdoa, Coria, então, passou a errar mais, e a partida foi mudando aos poucos. Com o brasileiro escolhendo melhor a hora de atacar, a dinâmica passou a ser muito mais favorável, já que o hermano não tem golpes bons o bastante para incomodá-lo com frequência.

Assim, João encontrou o caminho em um dia que não começou bem. Mostrou mais uma qualidade em Buenos Aires, sabendo mudar o rumo em um dia difícil. Não que seja uma novidade completa. O carioca já venceu jogos de forma semelhante antes. No entanto, é ótimo poder constatar que mesmo em um cenário diferente, com mais expectativa e no papel de favorito contra Coria, Fonseca teve a tranquilidade para virar um jogo sem deixar o adversário passar perto da vitória.

Coisas que eu acho que acho:

- Gostaria de ver um duelo com Rune nas quartas de final. Em um torneio que vale muito mais para Fonseca do que para o dinamarquês, qualquer complicaçãozinha pode desestabilizar o número 12 do mundo e abrir caminho para a vitória do brasileiro - o que significaria sua primeira semifinal em um ATP.

- Enquanto Fonseca concentra os holofotes, Thiago Wild faz um belíssimo torneio. Ontem, sem transmissão da Disney (não era na quadra principal, mas havia câmera, e o jogo era exibido para o Brasil na bet365, por exemplo), o paranaense computou uma vitória de peso sobre Sebastian Báez e também avançou às quartas. É justo crer que Wild terá chances contra Djere, seu próximo oponente.

- Sim, se Thiago e João vencerem seus próximos jogos, haverá uma semifinal brasileira e, claro, um finalista brasileiro em Buenos Aires.

Continua após a publicidade

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.