Fonseca mostrou muita força na estreia em Buenos Aires

Ler resumo da notícia
Tomás Etcheverry era um adversário de respeito. Número 44 do mundo, ex-top 30, bom saibrista. Cidadão que pega forte na bola, gera spin, sabe construir pontos e fica muito à vontade no fundo de quadra. E ainda jogava em casa nesta quarta-feira.
Pois João Fonseca fez do oponente uma marionete. Tomou sempre o controle dos pontos. Disparou mais do que o dobro de winners (34 a 13). Venceu 75% dos pontos em que Etcheverry precisou do segundo serviço. Ditou o ritmo desde o começo. Impôs sua potência e fez valer a agressividade de quem buscava definir os pontos sempre que possível.
O tenista da casa viu-se sem saída. Não conseguia ditar o ritmo nem ao menos alongar as trocas com bolas altas e cheias de spin. Quando o segundo set começou, já estava claro que Fonseca estava ao volante. Etcheverry era um mero carona.
SPECIAL
-- Tennis TV (@TennisTV) February 12, 2025
Joao Fonseca takes out No.8 seed Etcheverry 6-3 6-3 in his @ArgentinaOpen debut! pic.twitter.com/I7nWrIpR3l
A partida só não terminou mais rápido porque o carioca jogou um game de saque ruim no início da segunda parcial - oscilações normais de quem sabe que tem as rédeas de uma partida e distrai-se momentaneamente (como tanto acontece com Carlos Alcaraz, mais velho e experiente).
Fonseca também lidou bem com a torcida contra, que, justiça seja feita, foi bastante respeitosa e admirou o belo tênis do brasileiro. Houve uma pequena vaia quando João comemorou um ponto importante, mas nada acima do tom. Bom para todo mundo porque as oitavas serão contra outro hermano - Federico Coria - e Fonseca será favorito.
Coisas que eu acho que acho:
- Quando (se?) Fonseca enfrentar um não-argentino no torneio, ficará mais evidente ainda admiração e o respeito dos argentinos por ele. Consigo imaginar João sendo aplaudido e jogando com torcida a favor como já aconteceu com Guga, o primeiro campeão do ATP de Buenos Aires, lá atrás, em 2001. E vai ser bonito de ver.
- Não se trata de comparar Guga e Fonseca, mas de constatar que o público de tênis argentino reconhece, respeita e admira atletas carismáticos e que jogam um tênis bonito de ver. Os treinos Fonseca já vêm atraindo muitos espectadores em Buenos Aires. Não será diferente em suas partidas.
.
Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.
Acompanhe o Saque e Voleio também no Threads, no Bluesky e no Instagram.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.