Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic domina De Minaur e vai às quartas no Australian Open

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/01/2023 07h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novak Djokovic segue com a coxa esquerda lesionada e enfaixada, mas também segue fazendo um ótimo Australian Open. Nesta segunda-feira, o ex-número 1 do mundo fez mais uma vítima: o australiano Alex de Minaur, de 23 anos, #24 do ranking. Nole domou o saque do rival, dominou as ações do fundo de quadra e deixou o tenista da casa sem respostas. No fim, a enorme superioridade foi refletida no placar: 6/2, 6/1 e 6/2 e uma vaga tranquila nas quartas de final.

Aos 35 anos, Djokovic agora está a três vitórias de conquistar seu décimo troféu do Australian Open, que será também seu 22º título de slam em simples. Se nada impedir seu favoritismo de se confirmar, Novak igualará o recorde de Rafael Nadal, atualmente o único homem da história a acumular 22 taças deste tipo.

O próximo adversário do sérvio será o russo Andrey Rublev, #6 do mundo, que avançou de forma dramática nesta segunda. Diante do dinamarquês Holger Rune (#10, 19 anos), Rublev protagonizou três viradas brilhantes no quinto set. Primeiro, saiu de 2/5 na parcial, quebrando Rune quando este sacou para o jogo. Depois, salvou dois match points quando sacava em 5/6 e 15/40. Mais tarde, no tie-break decisivo, saiu de 0/5 para vencer o game. O placar final mostrou 6/3, 3/6, 6/3, 4/6 e 7/6 (11-9).

Como aconteceu

Djokovic fez um começo de jogo bastante sólido, o que foi essencial por que De Minaur é um tenista que não se incomoda com trocas longas. Além disso, o tenista da casa fez um bom começo, equilibrando as ações e brigando para jogar mais perto da linha de base. os poucos, porém, ficou clara a superioridade de Djokovic. Graças a alguns erros do australiano, o sérvio conseguiu a primeira quebra no sexto game. Mostrando pouco incômodo na perna lesionada - menos do que demonstrou nas partidas anteriores - Nole aproveitou, abriu 5/2 e fechou o set com uma nova quebra no oitavo game: 6/2.

Embora sólido do fundo de quadra, De Minaur não tem um grande saque, capaz de causar problemas consistentemente para Djokovic. Além disso, falta ao australiano um golpe dominante que desequilibre ralis. De Minaur é muito bom em contragolpes, mas o veterano evitou ir à rede e não lhe deu muitas chances de executar passadas. Djokovic converteu a superioridade técnica e tática em números. Venceu nove games seguidos e só deixou De Minaur voltar a pontuar quando o placar mostrava 6/2 e 5/0.

O veterano fechou a segunda parcial em 6/1, e pouco mudou na dinâmica da partida depois que o terceiro set começou. De Minaur não tinha armas para ganhar pontos de outra maneira, e a solidez de Djokovic se mostrou inabalável.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.