Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Serena faz novo jogão, mas é superada por australiana e dá adeus no US Open

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

02/09/2022 23h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Mais uma rodada noturna no US Open, mais uma vez em que Serena Williams pisou no Estádio Arthur Ashe sabendo que poderia estar disputando sua última partida oficial. Mais uma vez, a ex-número 1 do mundo entregou tudo que dela se esperava: aces, devoluções indefensáveis, ralis espetaculares. match points gloriosamente salvos e comemorações carregadas de emoção. Faltou apenas a vitória, que lhe foi negada por uma incansável Ajla Tomljanovic, atual número 46 do mundo. A australiana viu Serena sacar para fechar o primeiro set e, depois, jogar um tie-break espetacular na segunda parcial. Tomljanovic, no entanto, não se abalou nem após começar o terceiro set atrás. Lutou até o fim e foi recompensada com um triunfo memorável por 7/5, 6/7(4) e 6/1 que vale uma vaga nas oitavas de final em Nova York.

Para Serena, a derrota significou o ponto final em uma das carreiras mais gloriosas da história do tênis feminino. Aos 40 anos, a americana deixa o esporte levando consigo 39 títulos em torneios do Grand Slam - em simples, foram 23, apenas um a menos do que a australiana Margaret Court, maior vencedora de slams da história incluindo homens e mulheres. Serena também conquistou quatro ouros olímpicos, passou 319 semanas como número 1 do mundo e lidera, com folga, a lista de mulheres que mais ganharam dinheiro dentro de quadra. Sua premiação na carreira ultrapassa os US$ 96 milhões.

"Obrigado, papai. Sei que você está vendo. Obrigado, mãe. Obrigado a todos que estão aqui, que estiveram ao meu lado por décadas literalmente, mas tudo começou com meus pais, e eles merecem tudo. Sou grata demais a eles. São lágrimas de felicidade, eu acho. Não sei. E eu não seria Serena se não houvesse Venus, então obrigado, Venus. Ela é o único motivo pelo qual Serena Williams existiu. Foi uma jornada divertida. Foi a jornada mais incrível", disse a americana na entrevista pós-jogo, ainda em quadra.

Indagada pela ex-tenista Mary Joe Fernandez se havia alguma chance de reconsiderar sua decisão de encerrar a carreira e voltar a competir, Serena sorriu, disse que deveria ter voltado a jogar mais cedo nesta temporada e concluiu deixando algo no ar: "Eu acho que não, mas nunca se sabe."

Nas oitavas, Tomljanovic vai encarar outra adversária fortíssima. Sua rival será Liudmila Samsonova, de 23 anos, número 35 do mundo. A russa vem em uma série de 13 vitórias seguidas - período no qual conquistou os títulos dos WTAs de Washington e Cleveland. Tomljanovic e Samsonova já se enfrentaram duas vezes no circuito mundial, com uma vitória para cada lado.

Como aconteceu

Serena teve seu serviço quebrado logo no primeiro game, após cometer um par de erros não forçados. Tomljanovic, porém, mal teve tempo de comemorar a vantagem. A veterana reagiu e devolveu a quebra já no segundo game, o que equilibrou a partida. As duas tenistas, então, se ambientaram, e o jogo seguiu parelho até o oitavo game, quando duas ótimas devoluções de Serena fizeram a diferença. A primeira veio logo no ponto inicial e forçou um erro da australiana. A segunda veio no break point para resolver o game e colocar Serena à frente por 5/3. Desta vez, entretanto, os papéis se inverteram, e foi Tomljanovic quem devolveu a quebra imediatamente, evitando que a veterana fechasse o set.

Com o momento a seu favor, a australiana capitalizou. No 11º game, fez uma linda passada na paralela, mais um winner de direita e outro de esquerda na paralela para conseguir mais uma quebra e virar o placar: 6/5. Em seguida, confirmou seu saque com uma direita indefensável e fechou o set: 7/5.

Até ali, Tomljanovic conseguia igualar-se a Serena nas trocas de bola - inclusive na potência - e não recuava, evitando que a americana atacasse com mais facilidade. Em vez disso, Ajla trocava pancadas de igual para igual, mas evitava correr riscos exagerados e não buscava as linhas ao tempo todo. Seu sucesso vinha principalmente da boa escolha de quando tentar os winners.

A um set da eliminação - e do fim da carreira - Serena, porém, conseguiu frear a arrancada da australiana quando conseguiu uma quebra no segundo game do segundo set. Bem com o saque, a ex-número 1 abriu 3/0, voltou a incendiar o público e não deixou a adversária respirar. Atacando mais e errando menos, a veterana abriu 4/0 e parecia com a parcial resolvida, mas Tomljanovic seguiu lutando. Primeiro, devolveu uma das quebras. Depois, a australiana salvou quatro set points para fazer 5/3 e forçar Serena a sacar para o set. Em seguida, quebrou Serena mais uma vez para deixar o placar em 5/4 e, no embalou confirmou mais uma vez para empatar a parcial (5/5). Por fim, no 12º game, saiu de um delicado 15/30 para forçar o tie-break.

O game de desempate começou com Serena precisa no ataque e abrindo 4/1, mas Tomljanovic não se entregou. Confirmou os dois saques, reduziu a diferença para 4/3 e igualou o placar em 4/4 com uma direita na linha. Contra as cordas, Serena não se incomodou com a pressão. Disparou um ace para fazer 5/4 e ganhou um rali de 20 golpes com uma direita vencedora, abrindo 6/4. Com uma devolução excelente, forçou Tomljanovic a outro erro e fechou a parcial em 7/6(4).

O terceiro set começou com Serena Williams na frente mais uma vez. A americana, de cara, quebrou o saque de Tomljanovic. No entanto, como fez em todo o jogo, a australiana resistiu e reagiu. Devolveu a quebra imediatamente, passou à frente quando confirmou o serviço e emendou o bom momento com mais uma quebra diante de uma Serena que começava a não mostrar a consistência de antes. Pouco depois, Ajla já liderava por 4/1. Fisicamente, a veterana de 40 anos já não conseguia se manter nos ralis longos, e a australiana não desperdiçou a oportunidade. Serena, entretanto, não se entregou sem luta. No sétimo game, sem nada a perder, salvou um match point atrás do outro. Foram cinco, sempre com jogadas corajosas. Sempre levantando o público. Até que uma direita na rede, no sexto match point, finalmente colocou ponto final na partida.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.