Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic sofre, mas sai de buraco em cinco sets e vai à semi em Wimbledon

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

05/07/2022 13h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Até a primeira rodada do Torneio de Wimbledon deste ano, o italiano Jannik Sinner, de 20 anos e #13 do mundo, não tinha nenhuma vitória na carreira em quadras de grama em chaves principais. O azarão, contudo, começou a vencer e ganhou confiança. Bateu Stan Wawrinka, depois John Isner e, por último, eliminou Carlos Alcaraz. Nesta terça-feira, Sinner parecia rumar para um triunfo ainda maior quando abriu 2 sets a 0 sobre Novak Djokovic. O hexacampeão de Wimbledon, contudo, encontrou uma maneira de sair do buraco. Mudou o jogo com inteligência, elevou seu nível e conquistou uma suada vitória em cindo sets: 5/7, 2/6, 6/3, 6/2 e 6/2.

Além de sobreviver no torneio e avançar às semifinais, Djokovic aumenta sua série invicta na grama para 26 partidas. O sérvio não perde em Wimbledon desde 2017, quando abandonou a partida contra Tomas Berdych por causa de uma lesão no cotovelo direito. Nole foi campeão em 2018, 2019 e 2021 (o torneio não foi realizado em 2020). Favorito ao título também este ano, Nole vai encarar na próxima fase o vencedor do jogo entre o belga David Goffin (#58) e o britânico Cameron Norrie (#12).

Como aconteceu

Durante os primeiros 20 minutos, Djokovic foi o senhor da partida. Sinner, nervoso, cometeu quatro erros não forçados em seu primeiro game de serviço e permitiu que o hexacampeão de Wimbledon rapidamente abrisse 3/0. No sexto game, Nole teve até mais um break point com a chance de abrir 5/1. O italiano, no entanto, se salvou e foi recompensado na sequência, com um péssimo game do sérvio. Djokovic jogou duas curtinhas na rede, fez uma dupla falta e cedeu a quebra. O jogo mudou radicalmente depois disso. Sinner ganhou confiança e passou a ser mais incisivo nas trocas do fundo de quadra, enquanto Nole passou a errar mais do que vinha fazendo. Pouco depois, o placar estava igualado em 4/4 e com mais uma chance de quebra para Sinner. O veterano se salvou desse break point no nono game, mas, no 11º, o italiano conquistou outra chance e não perdoou: com uma direita na cruzada, quebrou Djokovic, abriu 6/5 e sacou para o set.

Sinner manteve a carga, pressionando o veterano sempre que possível. Logo no terceiro game do segundo set, o italiano disparou mais dois winners, forçou Djokovic e um erro e voltou a quebrar o saque do favorito. Nesse momento, o #13 do mundo não só tirava bom proveito de seus ótimos saques, mas também levava vantagem do fundo de quadra. Quando Nole tentava variar, fazia isso sem sucesso, errando a mão nas curtinhas. Para ganhar pontos, agora era o sérvio que precisava forçar para desequilibrar o desafiante. Com uma grande devolução na linha, Sinner quebrou o veterano mais uma vez e abriu 5/2 na parcial. Pouco depois, confirmou o serviço e abriu 2 sets a 0.

Djokovic finalmente conseguiu mudar a dinâmica do jogo no terceiro set, quando começou a usar mais slices. As bolas mais baixas limitaram a capacidade ofensiva do italiano de 1,88m de altura e permitiram que o sérvio começasse a mandar mais nas trocas de bola. Assim, com uma quebra no quarto game, Nole abriu 4/1 de vantagem como no primeiro set. Desta vez, não houve vacilo. Sinner salvou dois set points no oitavo game, mas Djokovic confirmou seu serviço no nono, fez 6/3 e mandou a partida para o quarto set.

O nível do italiano caiu, e isso ficou evidente também no começo do quarto set. Com duas duplas faltas e mais um par de erros não forçados, Sinner perdeu o saque e permitiu que Djokovic abrisse 2/0. Nole percebeu o momento e fez o que faz de melhor: parou de errar e tornou-se um paredão, contra-atacando com rara precisão. Assim, abriu 3/0, com duas quebras de vantagem, praticamente garantindo um quinto set - o que, eventualmente, aconteceu.

Quando a parcial decisiva começou, Sinner confirmou no primeiro game, mas seguia com dificuldades para encaixar o primeiro serviço. Djokovic, com devoluções fundas, fez o italiano pagar o preço. No terceiro game, o italiano cedeu dois break points e salvou o primeiro, mas errou uma curtinha no segundo e colocou Nole à frente por 2/1. Mentalmente, a partida estava decidida, e Sinner não teve nem energia nem recursos para mudar a direção do jogo. No sétimo game, depois de uma passada espetacular, que terminou com Djokovic comemorando deitado na grama (veja no tweet acima), o italiano errou um swing volley e cedeu outra quebra. Com o placar em 5/2, Nole só precisou sacar e fechar o jogo.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.