Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nadal vacila no fim, mas bate holandês e avança às quartas em Wimbledon

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

04/07/2022 16h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma das muitas tradições de Wimbledon diz respeito a Rafael Nadal. Toda vez que vai ao All England Club, o espanhol joga melhor a cada rodada que avança. Não vem sendo diferente em 2022. Nesta segunda-feira, nas oitavas de final, o veterano de 36 anos, atual #4 do mundo, deu outro passo adiante e superou o holandês Botic Van de Zandschulp (26 anos, #25 do ranking). Por 6/4, 6/2 e 7/6(6), o bicampeão de Wimbledon (2008 e 2010) volta a avançar às quartas de final e só não o fez com mais facilidade porque teve seu saque quebrado quando sacava para a partida. Nadal, contudo, jogou melhor os pontos importantes no tie-break e evitou que o duelo se alongasse.

Campeão do Australian Open e de Roland Garros, Rafa agora soma 18 vitórias seguidas em slams. Ele continua com a esperança de completar o Grand Slam de fato - feito em que um tenista ganha os quatro maiores torneios do planeta na mesma temporada. O último homem a fazê-lo foi o australiano Rod Laver, em 1969. No ano passado, Novak Djokovic esteve a uma partida de completar o Grand Slam, mas perdeu a final do US Open.

Em sua oitava participação nas quartas em Wimbledon, Nadal terá pela frente o americano Taylor Fritz (24 anos, #14 do mundo), que superou o compatriota Jason Kubler (29 anos, #99) nesta segunda-feira por 6/3, 6/1 e 6/4. Fritz é o único dos oito quadrifinalistas que ainda não perdeu um set no torneio. Ele, até agora, derrotou Nuno Borges, Alastair Gray, Alex Molcan e Kubler.

Nadal e Fritz se encontraram duas vezes dentro de quadra no circuito mundial. Na primeira, em 2020, na final do ATP 500 de Acapulco, Rafa levou a melhor em dois sets. Na mais recente, na decisão do Masters 1000 de Indian Wells deste ano, Fritz deu o troco, também em dois sets.

Como aconteceu

Nadal começou o embate sacando muito bem, encaixando 77% dos primeiros serviços no set inicial. Assim, manteve Van de Zandschulp pressionado. O holandês salvou dois break points já no segundo game e frequentemente se via pressionado a arriscar nos ralis porque Rafa errava menos. O desafiante até que segurou bem a onda, mas sucumbiu no décimo game. Após cometer dois erros não forçados e uma dupla falta, cedeu dois break points ao veterano. Nadal aproveitou a chance subindo à rede e forçando um erro do rival para fazer 6/4.

O segundo set começou com Van de Zandschulp pressionando o serviço de Nadal, mas o veterano salvou um break point com um ótimo saque e devolveu a pressão no game seguinte. O holandês, com o placar em "iguais", mandou duas bolas na rede e perdeu o serviço mais uma vez. Rafa chegou a vencer cinco games, abrindo 3/0 (mais os dois games finais do set anterior) até que o desafiante saísse do zero no segundo set. Pouco mudou depois disso. O favorito seguiu melhor e fez 6/2 na parcial.

Van De Zandschulp esboçou uma reação ao quebrar o saque de Nadal logo no começo do terceiro set - mesmo depois de o espanhol abrir 40/0 no game. Foi, entretanto, o único momento em que o holandês esteve à frente. Rafa devolveu a quebra imediatamente, com dois winners seguidos, e igualou o placar em 1/1. O duelo voltou a ser o que era antes: o espanhol melhor do fundo de quadra, errando menos e exigindo riscos do desafiante. No sexto game, veio a quebra derradeira. Com uma passada de backhand espetacular, no improviso, Nadal abriu 4/2, fez 5/2 em seguida e parecia ter o jogo nas mãos, mas não foi bem assim. Van de Zandschulp devolveu a quebra no nono game, quando Rafa sacava para o jogo, e pouco depois deixou o placar em 5/5.

A decisão só veio em um nervoso tie-break. Rafa saiu na frente e abriu 4/2 ao vencer um longo rali que terminou com uma curtinha de Van de Zandschulp morrendo na rede. O espanhol manteve a vantagem até 6/4, mas não converteu os match points e viu o rival igualar o placar. No 6/6, um bom saque de Rafa lhe deu uma terceira chance de fechar a partida, e esta, finalmente, decidiu o duelo.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.