Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cornet encerra série de 37 vitórias de Iga e vai às oitavas em Wimbledon

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

02/07/2022 13h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na quinta-feira, Iga Swiatek, cometeu 31 erros não forçados, mas escapou da eliminação na segunda rodada do Torneio de Wimbledon. Neste sábado, na terceira fase e diante de uma veterana e habilidosa como Alizé Cornet, a número 1 do mundo sucumbiu. Com uma atuação consistente e usando variações nos momentos certos, a francesa de 32 anos não perdoou o instabilidade da polonesa, que cometeu 32 erros não forçados, e fez 6/4 e 6/2, avançando às oitavas de final no All England Club.

O resultado coloca fim à série de 37 vitórias de Iga Swiatek, que não perdia desde fevereiro e igualou a maior sequência de triunfos do tênis feminino desde 1990. No período, a polonesa foi campeã dos WTAs 1000 de Doha, Indian Wells, Miami e Roma, do WTA 500 de Stuttgart e de Roland Garros. Ela era a grande favorita para levantar o troféu em Wimbledon.

Cornet, por sua vez, derrota pela quarta vez na carreira uma número 1 do mundo. Ela repete seu feito de Wimbledon/2014, quando também derrotou a líder do ranking (Serena Williams) na terceira rodada. Nas oitavas, ela vai enfrentar a australiana Ajla Tomljanovic, que bateu neste sábado a tcheca Barbora Krejcikova por 2/6, 6/4 e 6/3.

Como aconteceu

Iga entrou em quadra mostrando um tênis não muito diferente do exibido dois dias antes, na atuação cheia de erros da segunda rodada. Desta vez, porém, sua adversária era a experiente e sólida Alizé Cornet, disputando seu 62º slam de maneira consecutiva. As falhas de Iga rapidamente significaram duas quebras para a francesa, que abriu 3/0. Quando a número 1 conseguiu uma série de pontos bem jogados e confirmou seu saque no quarto game (3/1), Iga já somava 12 erros não forçados.

Depois disso, a polonesa seguiu errando menos e devolveu uma das quebras no quinto game, mas não converteu o break point que obteve no sexto. Cornet, que somava apenas dois winners e quatro erros não forçados, seguia apostando na regularidade, e o plano de jogo deu certo. Com cinco winners e cinco erros não forçados, a francesa fechou a parcial em 6/4, enquanto Iga acumulava 14 e 17, respectivamente.

Mesmo sem conseguir se recuperar no set inicial, a número 1 do mundo jogava melhor e errava menos. Esbarrava, contudo, na boa atuação da adversária. Bastaram, porém, dois erros de Cornet no mesmo game para Iga finalmente quebrar e abrir 2/0 no segundo set. A vantagem durou pouco. No game seguinte, após um par de erros de Iga, a francesa fez um voleio e uma devolução vencedores e devolveu a quebra. Swiatek voltou a errar bolas fáceis, e o jogo saiu do seu controle novamente. Cornet, dando sequência à partida inteligente e sólida que fazia, foi implacável. Defendeu-se bem, atacou quase sempre com precisão e disparou no placar, sem olhar para trás.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.