Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Iga supera dia ruim, vence 37º jogo seguido e avança em Wimbledon

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

30/06/2022 13h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A número 1 do mundo teve um dia duro na Quadra 1 de Wimbledon nesta quinta-feira. Iga Swiatek precisou encontrar uma maneira de sobreviver a uma jornada cheia de erros (foram 31 erros não forçados ao todo) e chances desperdiçadas, mas fez isso a tempo e superou a holandesa Lesley Pattinama Kerkhove (#138 do mundo), com parciais de 6/4, 4/6 e 6/3.

Com isso, Iga alcançou sua 37ª vitória seguida e igualou uma marca de 27 anos: desde 1990, ninguém venceu mais partidas consecutivas de simples no circuito feminino do que Martina Hingis (37 em 1997) e, agora, a própria Iga. Monica Seles (36 em 1990), com quem Iga havia se igualado na terça-feira, agora fica para trás.

Sem perder desde fevereiro, Iga foi campeã de Roland Garros, dos WTAs 1000 de Doha, Indian Wells, Miami e Roma e do WTA 500 de Stuttgart desde então. Sua próxima adversária em Wimbledon será a francesa Alizé Cornet, que vem de vitória sobre a americana Claire Liu por 6/3 e 6/3.

Como aconteceu

Iga entrou em quadra descalibrada, cometendo mais erros do que o usual e pagou o preço já no terceiro game, perdendo o serviço. Suas devoluções, porém, compensaram, forçando erros da holandesa. Com uma dupla falta de Kerkhove, Iga devolveu a quebra e igualou o placar em 2/2.

Ainda um tanto insegura, a número 1 voltou a falhar no quinto game e, quando encarou mais um break point, escorregou, foi ao chão e viu a bola passar, dando a quebra à adversária. Mesmo em um dia ruim e sofrendo com o segundo serviço, Iga tinha margem diante de uma adversária com menos recursos e jogando um pouco melhor, conseguiu vencer três games seguidos e fazer 5/4. No décimo game, abriu vantagem com uma excelente paralela de direita e conseguiu a quebra e o set com mais uma ótima devolução profunda.

A segunda parcial caminhou sem quebras até o sexto game, ainda com Iga tendo seus altos e baixos e Kerkhove fazendo o possível para segurar seus games de serviço. O esforço da holandesa foi recompensado no sétimo game, quando três erros seguidos da número 1 deram um break point à desafiante. Uma bola na fita ajudou Kerkhove, que obteve a quebra e abriu 5/3 na sequência, salvando break point após cometer duas duplas faltas. Iga seguiu errando demais, e Kerkhove confirmou mais uma vez seu saque para fazer 6/4 e forçar o terceiro set.

A essa altura da partida, Iga já acumulava 23 erros não forçados (e 20 winners), e as falhas continuavam vindo, especialmente de direita. A polonesa só deu flashes de seu melhor tênis a partir do terceiro game, quando encaixou dois winners. No quarto game, no embalo, veio a quebra. Com quatro bolas vencedoras - duas de direita - Iga abriu 3/1.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.