Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Paredão' Djokovic não dá chance a Kokkinakis e vai à 3ª fase em Wimbledon

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

29/06/2022 11h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando foi entrevistado sobre suas chances diante de Novak Djokovic (35 anos, #3 do mundo) na segunda rodada do Torneio de Wimbledon, o australiano Thanasi Kokkinakis (26 anos, #79 do mundo) não se mostrou tão empolgado. Chamou o sérvio de "paredão" e disse que tentaria jogar solto e fazer seu tênis. Kokkinakis fez o que prometeu, mas estava certo ao não se animar tanto. Djokovic fez uma partida brilhante, cometendo poucos erros, devolvendo saques com maestria e subindo à rede com eficiência. Sem dar chances ao oponente, fez 6/1, 6/4 e 6/2 e avançou à terceira fase.

Em busca do heptacampeonato em Wimbledon, Djokovic tenta também diminuir a vantagem de Rafael Nadal, que atualmente é o maior campeão de slams em simples da história do tênis masculino, com 22 títulos. O sérvio, grande favorito este ano no All England Club, tem 20, empatado com Roger Federer na segunda posição da lista. Seu próximo adversário no torneio este ano será o vencedor do jogo entre o sérvio Miomir Kecmanovic e o chileno Alejandro Tabilo.

Como aconteceu

O nível altíssimo do cabeça de chave 1 ficou evidente já no segundo game, quando Djokovic quebrou Kokkinakis mostrando suas armas. Primeiro, venceu um rali comandando o ponto do fundo de quadra e disparando um winner de direita. Em seguida, encaixou uma devolução funda que forçou um erro do australiano. Com o andar da partida, ficou mais claro ainda que não se tratava apenas de um início inspirado. Nole seguiu afiado, quebrou o oponente mais uma vez e fez 6/1 na parcial, somando apenas cinco erros não forçados.

O segundo set começou levemente mais parelho, com Kokkinakis confirmando seu serviço. No entanto, no terceiro game, Djokovic mais uma vez quebrou o australiano. O sérvio seguia dando respostas para tudo que o oponente tentava e era melhor no fundo de quadra e quando subia à rede. Kokkinakis só conseguia levar vantagem quando encaixava um grande primeiro serviço. Mesmo assim, seguia penando para confirmar seus games.

O número 3 do mundo fechou a segunda parcial em 6/4 e abriu o set seguinte com outra quebra. A essa altura, o desafiante já parecia mentalmente derrotado. No quinto game, Kokkinakis cometeu quatro erros não forçados e perdeu seu serviço outra vez. Com 4/1 no placar, Djokovic manteve o ritmo e fechou a partida sem drama.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.