Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Um ano depois, Serena volta a Wimbledon enferrujada e tomba logo na estreia

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

28/06/2022 18h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Serena Williams não pisava em uma quadra para uma partida oficial de simples desde a primeira rodada de Wimbledon do ano passado, quando torceu o tornozelo e abandonou a partida. Nesta segunda-feira, competindo na modalidade pela primeira vez desde que completou 40 anos de idade e ocupando a 1.204ª posição no ranking mundial, a ferrugem ficou evidente e nem a experiência da ex-número 1 foi suficiente para evitar uma derrota. Em três sets e 3h10min de jogo, Serena cometeu 53 erros não forçados e tombou diante da da francesa Harmony Tan (#115 do mundo) por 7/5, 1/6 e 7/6 (10/7).

Tan, de 24 anos - 16 a menos que a veterana - que disputa a chave principal de Wimbledon pela primeira vez na carreira, avança para a segunda rodada e vai enfrentar a espanhola Sara Sorribes Tormo (#45), que passou fácil pela qualifier americana Christina McHale: 6/2 e 6/1.

Como aconteceu

O primeiro game mostrou bem o quanto 52 semanas de ausência enferrujam um tenista. Serena cometeu quatro erros - dois junto à rede - e perdeu o saque. Tan, que não é dona de um saque dominante nem de golpes potentes, tentava movimentar a americana, mais pesada, e tinha sucesso quando conseguia. A ex-número 1, contudo, levava vantagem quando encaixava suas excelentes devoluções. Foi assim que devolveu a quebra e abriu 4/2. Tan, no entanto, voltou a ser superior com seu jogo de slices, ângulos e curtinhas. Saiu de 2/4 para 6/5, salvou um break point no 12º game e fez 7/5.

Além de errática (foram 22 falhas não forçadas no set inicial), Serena se mostrava hesitante na escolha de jogadas e na movimentação. Em algumas jogadas, ficava na dúvida se subia à rede ou ficava no fundo de quadra. Com sua movimentação limitada, tudo ficava ainda mais complicado.

Antes do segundo set, a partida foi interrompida por dez minutos para que fosse fechado o teto retrátil. Assim, a partida poderia continuar com iluminação artificial. Quando o jogo recomeçou, Serena voltou errando menos e sacando melhor. Quando passou a conseguir alongar as trocas e dar menos pontos de graça pra Tan, a americana pôde passar a escolher melhor quando atacar. A partida mudou radicalmente e, após vencer um segundo game de 20 minutos, a veterana deslanchou até fazer 6/1.

Quanto menos Serena errava, mais Tan precisava arriscar nos ralis, e isso significava correr mais riscos. A francesa acabou pagando o preço no terceiro game do set final. Após falhar em duas paralelas, cometeu uma dupla falta e mais um erro do fundo de quadra, cedendo a quebra à ex-número 1. O jogo parecia nas mãos de Serena, mas bastou um game ruim no saque da americana para o duelo ficar nervoso mais uma vez. Tan igualou a parcial em 3/3 e ganhou um duríssimo sétimo game para tomar a frente outra vez.

Troca de quebras na reta final

No fim, a experiência e o talento da americana prevaleceram. Depois de sair de 15/30 e confirmar seu saque, Serena fez uma curtinha espetacular no nono game (veja acima) para conquistar duas chances de quebra. Pouco depois, viu Tan errar um voleio fácil e perder o game. Bastava confirmar o saque, e Serena ficou a dois pontos da vitória quando abriu 30/15 no décimo game, mas dois erros (um de direita, outro de esquerda) deram um break point à francesa. Tan aproveitou e devolveu a quebra com uma belíssima passada de backhand.

A francesa confirmou seu saque e deixou a pressão com Serena, que foi sacar em 5/6. A americana, então, quase sucumbiu. Errou uma esquerda, depois uma direita e um voleio. No match point, foi corajosa, subiu à rede atacando com uma paralela e se salvou com um swing volley. A decisão acabou vindo apenas no tie-break.

O game de desempate começou com Serena vencendo os quatro primeiros pontos, mas Tan reagiu de forma espetacular, engatando uma série de cinco pontos (com direito a três winners), devolvendo os dois mini-breaks. Na virada de lado, o placar registrava 6/6. Tan seguiu confirmando seus serviços e chegou a outro mini-break com uma direita vencedora que deixou o placar em 8/6. Quando Serena errou outra direita, a francesa abriu 9/7 e teve mais dois match points. Logo no primeiro, Serena mandou mais uma direita na rede e determinou o placar final.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.