Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic bate pupilo de ex-técnico e vai à terceira fase em Roland Garros

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

25/05/2022 13h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novak Djokovic teve o saque quebrado no terceiro set e quase perdeu uma parcial que estava sob seu controle, mas fez um tie-break bom o bastante para sair de quadra com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/3 e 7/6(4), sobre o eslovaco Alex Molcan (24 anos, #38 do mundo). O jovem é treinado por Marian Vajda, o mesmo técnico que comandou Djokovic durante a maior parte da carreira do atual número 1 do mundo. Com o resultado, o atual campeão de Roland Garros dá maia um passo para defender seu título e avança à terceira rodada.

Djokovic e Molcan haviam duelado apenas uma vez. Foi na final do ATP 250 de Belgrado, no ano passado, e Nole venceu por 6/4 e 6/3. Na ocasião, o veterano ainda era treinado por Vajda. Djokovic e o treinador eslovaco terminaram sua relação no fim do ano passado, logo após o ATP Finals. Pouco antes do Masters de Roma deste ano, Vajda disse que nunca perguntou a Nole o motivo para a separação: "Não sei ao certo porque nunca perguntei a ele (Djokovic), mas presumo pela minha análise de seu calendário de torneios que ele queria reduzir o time, e ele escolheu Goran Ivanisevic (como técnico principal). Estivemos juntos por muito tempo, e suas decisões mostraram que ele queria ficar nos torneios do grand slam - é por isso que ele pode pensar que não é ideal ter tantas pessoas no time", disse em uma entrevista coletiva.

Na terceira rodada de Roland Garros, na tentativa de defender seu título, Djokovic vai enfrentar o esloveno Aljaz Bedene (23 anos, #195), que vem de vitória sobre o uruguaio Pablo Cuevas por 3 sets a 1. Será o quarto encontro entre eles, e Bedene jamais venceu um set contra Djokovic.

Como aconteceu

Djokovic sacou bem e fez uma partida muito sólida do fundo de quadra, sem deixar Molcan à vontade nas trocas de bola. O sérvio usou curtinhas, bolas anguladas e sempre que possível tomou a dianteira dos pontos, agredindo antes e com mais precisão do que o eslovaco. No primeiro set, encaixando 79% de primeiros serviços e vencendo 93% dos pontos com o fundamento, o número 1 cometeu apenas quatro erros não forçados e anotou duas quebras para fazer 6/2.

A segunda parcial não foi muito diferente. Djokovic continuou dominando em seus games de saque, sem ceder break points, e errando pouco do fundo de quadra (apenas seis falhas não forçadas). Molcan tentava um pouco de tudo, mas sem sucesso consistente. No sexto game, cometeu três erros não forçados e cedeu a quebra que definiu a parcial. O eslovaco também saiu atrás no terceiro set, mas conseguiu reagir e conseguir sua primeira quebra quando Djokovic mandou uma direita para fora em um break point. Molcan, então, ganhou ânimo, igualou o placar e manteve seu serviço até forçar o tie-break. No game de desempate, porém, o veterano fechou as portas para o desafiante e garantiu sua vaga na fase seguinte.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.