Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Duplas faltas pesam, e Bia cai na segunda rodada em Roland Garros

EFE
Imagem: EFE

Colunista do UOL

25/05/2022 11h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No primeiro set, duas duplas faltas contribuíram para que Bia Haddad Maia sofresse a única quebra da parcial. Na segunda parcial, mais uma dupla falta ajudou a estoniana Kaia Kanepi, #46 do mundo, a quebrar mais um game de saque da brasileira e decidir o jogo. Sólida e agressiva do fundo de quadra, a veterana de 36 anos fez 6/4 e 6/4 e avançou à terceira rodada em Roland Garros.

A paulista de 25 anos, atual número 1 do Brasil e #48 do mundo, deixa o torneio francês com a melhor campanha de sua carreira. Foi a primeira vez que Bia alcançou a segunda rodada da chave principal. Ela segue em Paris e ainda vai estrear nas chaves de duplas (ao lado de Anna Danilina) e de duplas mistas (com Bruno Soares). Kanepi, por sua vez, segue em frente e vai duelar com a americana Cori Gauff por um lugar nas oitavas de final em Roland Garros.

Como aconteceu

Bia vacilou ainda no começo da partida, fazendo duas duplas faltas e mais um erro não forcado logo no terceiro game. As falhas deram a Kanepi uma quebra de vantagem, e a estoniana foi melhor em todos os pontos decisivos. Kaia, que já havia escapado de dois break points no segundo game, salvou-se de mais dois no quarto game. Depois disso, conseguiu mais folga em seus games de saque, conseguindo levar vantagem com seu jogo agressivo até fazer 6/4.

Até ali, a brasileira somava quase o dobro do número de erros não forçados da adversária (13 a 7) e poucos pontos vencidos com o segundo serviço (3/8, ou seja, 38%).

O segundo set começou tão equilibrado quanto o fim do primeiro: as duas tenistas soberanas em seus games de serviço, sem serem ameaçadas. No sétimo game, porém, Bia cometeu mais uma dupla falta (sua quarta na partida) e, depois de mais um erro não forçado, viu-se sacando em 15/40. Sem arriscar tanto o primeiro serviço, a brasileira salvou os dois break points, mas outro winner de Kanepi deu uma terceira chance de quebra à estoniana. Mais uma vez sem forçar o saque, Bia foi vítima de uma bela devolução de Kanepi, jogou uma bola na rede e perdeu o serviço. A veterana não bobeou com o saque e manteve a vantagem até o fim.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.