Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em cenário ideal, Djokovic faz estreia dominante em Roland Garros

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

23/05/2022 18h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Favorito das casas de apostas após ser campeão em Roma, Novak Djokovic estreou em Roland Garros nesta segunda em um cenário perfeito: sessão noturna na Quadra Philippe Chatrier, sem atrasos (houve muita chuva, mas o teto retrátil manteve os jogos na arena principal) e contra o japonês Yoshihito Nishioka (#99, 26 anos), que nunca venceu mais do que quatro games em um set contra o sérvio. Pois o número 1 do mundo aproveitou, anotou uma vitória confortável por 6/3, 6/1 e 6/0 e avançou tranquilamente à segunda rodada.

O triunfo desta segunda-feira foi o sexto seguido de Djokovic no circuito. Antes de ir a Roland Garros, o sérvio foi campeão do Masters 1000 de Roma, onde somou vitórias sobre Karatsev, Wawrinka, Auger-Aliassime, Ruud e Tsitsipas.

Na próxima fase, Djokovic pode enfrentar o novo pupilo de seu ex-técnico Marian Vajda, que é o eslovaco Alex Molcan (24 anos, #38). Antes, porém, Molcan encara o o argentino Federico Coria (30 anos, #54). O eslovaco é o primeiro tenista treinado por Vajda desde que o técnico foi dispensado por Djokovic depois do fim da última temporada.

Como aconteceu

Diante de um adversário com poucos recursos para incomodá-lo, Djokovic teve, de certo modo, o cenário ideal para sua estreia no torneio. Pôde arriscar mais e calibrar golpes, o que significou um número de erros não forçados mais alto do que o normal - só no primeiro set, o sérvio acumulou 14 falhas do tipo.

Ainda assim, Nishioka não tem nem um saque tão potente nem golpes do fundo de incomodem consistentemente o número 1 do mundo e, mesmo com os erros, Nole não foi ameaçado na parcial. Fez 6/3 graças a uma única quebra de saque, que veio quando Nishioka, contra as cordas, cometeu uma dupla falta.

O segundo set começou com outra quebra a favor do número 1, e pouco depois Djokovic abafou uma tentativa de reação do japonês, que teve um break point. Ao manter o serviço, o sérvio soltou um longo grito - que foi recebido com uma mistura de aplausos e vaias. Sem deixar o ritmo cair e errando menos do que no set anterior, Nole disparou no placar até fazer 6/1. A terceira parcial foi mais do mesmo. Nishioka seguiu lutando e tentando ganhar pontos com ralis e contragolpes, mas Djokovic tinha resposta para tudo. Um pneu (6/0) no terceiro set provou isso.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.