Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bia oscila, mas vence estreia em Roland Garros e vai encarar Kanepi

EFE
Imagem: EFE

Colunista do UOL

22/05/2022 08h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Número 1 do do Brasil e 49 do mundo, Beatriz Haddad Maia precisou de três sets e cometeu mais erros não forçados do que o desejável, mas superou seu primeiro obstáculo em Roland Garros. A paulista de 25 anos fez 6/3, 1/6 e 6/2 em cima da qualifier espanhola Cristina Bucsa (#134 do ranking) e avançou à segunda rodada do torneio.

Foi a primeira vitória da carreira de Bia na chave principal de Roland Garros. Em sua participações anteriores no slam francês, a brasileira jogou o qualifying em 2015, 2016, 2017 e 2019. Só conseguiu alcançar a chave em 2017, quando enfrentou a russa Elena Vesnina e foi derrotada em três sets.

Bia vai encarar na segunda fase a estoniana ex-top 15 Kaia Kanepi. A veterana de 36 anos, atual #46 do mundo, superou neste domingo a espanhola Garbiñe Muguruza (#10) por 2/6, 6/3 e 6/4. Haddad Maia e Kanepi nunca duelaram no circuito.

Como aconteceu

A espanhola entrou em quadra mais agressiva, buscando definir os pontos, enquanto Bia apostava em trocas de bola mais longas. Bucsa se deu melhor nesse começo, confirmando o saque com uma curtinha e quebrando o saque da brasileira com uma esquerda vencedora na paralela. A paulista logo entendeu que precisaria atacar mais e deu a resposta no terceiro game, quebrando de volta com uma devolução de saque vencedora.

Bia passou a ditar a maioria dos pontos e disparou na frente, vencendo cinco games seguidos e abrindo 5/2. A brasileira só foi quebrada quando sacou para o set no oitavo game. Bucsa salvou quatro set points e, na nona chance de quebra do game, converteu. Não fez muita diferença. No game seguinte, Bia anotou mais uma quebra e fechou a parcial em 6/3.

O cenário mudou radicalmente no segundo set. A brasileira passou a cometer mais erros não forçados, especialmente em seus games de serviço, e ficou atrás no placar. Bucsa abriu 3/1 - com sete erros da brasileira contribuindo nas duas quebras) - ganhou confiança, passou a atacar mais e ganhou a maioria dos pontos importantes na parcial. Sem conseguir confirmar nenhum game de serviço, Bia não teve como se recuperar. Viu a espanhola fazer 6/1 e forçar o terceiro set. Bucsa disparou 13 winners contra seis de Bia e cometeu 11 erros, enquanto a paulista acumulou 14.

Na parcial decisiva, Bia deu uma resposta rápida. Primeiro, quebrou Bucsa disparando um forehand indefensável logo no primeiro game. Depois, contou com uma dupla falta da oponente para abrir 3/0. Depois disso, a vitória não esteve mais ameaçada.