Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Da teoria à prática, com Rafa Nadal em mente

Ex-tenista espanhol Tomás Prieto dá aula em camp da Rafa Nadal Academy em Florianópolis - Divulgação/Eduardo Miranda
Ex-tenista espanhol Tomás Prieto dá aula em camp da Rafa Nadal Academy em Florianópolis Imagem: Divulgação/Eduardo Miranda

Colunista do UOL

04/02/2022 05h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos aspectos que achei mais interessantes do Summer Camp da Rafa Nadal Academy aqui em Florianópolis (os treinadores ficarão por mais duas semanas na cidade) foram as aulas teóricas com crianças e adolescentes. Ministradas pelo ex-tenista Tomás Prieto, natural de Maiorca como a família Nadal, as sessões falam do "tenista completo", de como trabalhar para chegar até lá e também de como se portar dentro da quadra. E quase sempre a figura de Rafa Nadal vem como exemplo. Às vezes, citada pelo professor. Às vezes, pelos próprios alunos.

Não vou entrar em detalhes demais porque não cabe aqui descrever inteiramente a aula e revelar o que são métodos próprios da Rafa Nadal Academy, mas posso descrever um par de momentos que gostei de ver.

Numa primeira parte, Prieto pede que as crianças listem características necessárias para um tenista completo. Meninas e meninos citam qualidades como concentração, movimentação de pernas, alimentação, etc. Em seguida, o professor mostra que pode encaixar a maioria do que foi dito ali em uma pizza dividida em três fatias: físico, mental e técnico. E, a partir daí, a conversa segue como como cada aspecto é importante, o quanto cada aluno acredita que pode melhorar em cada área e como é possível fazê-lo, e não só durante a semana de Summer Camp. É como se cada um levasse, ao fim do "cursinho" um dever de casa eterno, sem data de validade.

Outro trecho que gostei - e que é a pura essência de Rafael Nadal - foi quando Prieto falou sobre tênis da alta porcentagem. O professor se colocou no corredor de duplas e disse algo como "É claro que se eu bater daqui uma paralela e acertar a linha, a sensação é linda, mas eu vou acertar essa bola uma vez em dez, e isso vai acabar afetando a minha confiança." Nessa parte da aula, Prieto também enfatiza a importância de trabalhar nos pontos fracos e reduzir a diferença entre seu melhor golpe e o resto de seu tênis. O espanhol fala em disputar bem os pontos, jogando em alta porcentagem, ressaltando que o importante é tomar as decisões certas e jogar da maneira correta - que nem sempre vai resultar em vitória, mas definitivamente não facilitará a vida do adversário com pontos dados de graça.

Prieto também dá uma receitinha básica para evoluir um golpe fraco. "Se você tem um slice ruim, passe a treinar slice 1h por dia durante um mês. Isso é para você aprender o golpe. Depois, nos próximos três meses, em todos torneios, use o slice toda vez que jogarem a bola na sua esquerda. Isso vai desenvolver sua confiança no golpe. Você pode perder todos os jogos nesses três meses, mas é preciso pensar em desenvolvimento. Se você quer ter um arsenal (lembremos que o tema da aula é o 'tenista completo'), pense no desenvolvimento, não na partida."

Coisas que eu acho que acho:

- Tão interessante quanto a teoria ensinada pela Rafa Nadal Academy foi ver a reação das crianças a cada ensinamento. Muitas quase se encolhiam quando reconheciam uma situação em que elas sabem que precisam melhorar. Prieto encorajava todas a falarem, sem crítica nem julgamento.

- Um momento divertido: em um trecho Prieto pede que as crianças citem nomes de tenistas, e os primeiros que vêm à tona são Rafael Nadal (claro!) e Nick Kyrgios. Em seguida, o professor pede que as crianças deem notas para as diferentes características dos atletas. Quando Prieto disse "Kyrgios, mental", um punhado de crianças gritou quase ao mesmo tempo: "Zero!"

- O Summer Camp fica em Floripa por mais duas semanas. Os treinos estão sendo realizados na Super9, em Jurerê Internacional. Os interessados devem procurar a Mundo Tênis.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL