Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cornet, Dokic e o momento mais comovente do Australian Open

EFE
Imagem: EFE

Colunista do UOL

24/01/2022 09h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Alizé Cornet tinha 19 anos quando alcançou as oitavas de final de um slam pela primeira vez na carreira. Foi no Australian Open de 2009, e sua adversária nas quartas seria a australiana Jelena Dokic, que na época era uma ex-top 10 fazendo uma espécie de retorno ao tênis de alto nível após dificuldades na carreira e uma briga com um pai abusivo.

Diante de Dinara Safina, Cornet teve match points, mas não venceu aquele duelo de oitavas de final. Mais tarde, a francesa alcançou as oitavas em outros quatro torneios desse nível, mas jamais conseguiu ficar entre as oito melhores de um slam. Só aconteceu, finalmente, nesta segunda-feira, no 63º slam de Cornet, após uma vitória dramática em cima da ex-número 1 do mundo Simona Halep. Por isso, fez todo sentido que a entrevista pós-jogo, ainda em quadra, fosse comandada por Dokic, que hoje é comentarista de TV na Austrália. O que aconteceu durante a conversa foram os cinco minutos mais comoventes do Australian Open. Veja abaixo!

A entrevista começa com um longo abraço nada protocolar e, em seguida, Dokic lembra do Australian Open de 13 anos atrás, quando esperava enfrentar a francesa. Cornet rebateu dizendo que "eu queria tanto jogar contra você! Eu amava o seu jogo e estava tão empolgada para jogar as quartas contra você e não consegui e foi tão doloroso... E agora, 13 anos depois, você está aqui, e eu ainda estou aqui!", disse a francesa de 32 anos.

No papo com Dokic, Cornet, que fará sua primeira aparição da carreira nas quartas, deixou dois "recados" importantes. Primeiro, ao ouvir da australiana que estava disputando seu 17º Australian Open e seu 60º slam consecutivo, respondeu com um sorriso: "Nunca é tarde demais para tentar de novo."

Mais tarde, quando Dokic não tinha mais perguntas a fazer, Cornet pediu a palavra e deixou o momento ainda mais carregado de emoção: "Eu queria agradecer ao meu camarote primeiro, mas também queria dizer algo a você. Como você seguiu adiante na vida. Acho que todos podemos te dar os parabéns porque você foi uma jogadora incrível e agora você é uma comentarista incrível", concluiu, pedindo aplausos do público e dando um longo um abraço que tirou lágrimas da entrevistadora.

Em sua biografia, publicada em 2017, Dokic conta que foi vítima de abuso mental e físico de seu pai, Damir Dokic. Segundo o relato da ex-tenista, em uma ocasião ela apanhou tanto que ficou inconsciente. Em outras situações, era agredida com um cinto de couro. Jelena também ouvia xingamentos e palavrões constantemente. A ex-tenista escreve que não recebeu ajuda nem da comunidade do tênis da época.

"O que dói ainda mais é que pessoas no cenário do tênis, especialmente na Austrália, fechavam os olhos para o abuso físico e emocional que eu sofria. Da minha infância à adolescência, e até nos meus 20 e poucos anos, quando era óbvio que eu era vítima de abuso constante, as pessoas diziam a si mesmas que não era problema delas e optavam por ignorar."

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.