Topo

Saque e Voleio

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Podcast SeV S03E41 - O Challenger do Rio e o estado do tênis brasileiro

Divulgação/João Pires
Imagem: Divulgação/João Pires

Colunista do UOL

22/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O podcast Saque e Voleio, no ar para os apoiadores do blog, vem hoje com uma análise da participação brasileira na sequência de Challengers realizados na América do Sul. Ao todo, foram 14 semanas de eventos, e o "time" verde-e-amarelo terminou a "gira" com um título e dois vices.

Primeiro, analiso o quanto o número de torneios realizados em um país ajuda o tênis dessa nação e, consequentemente, costuma fazer atletas subirem no ranking. Dou o exemplo da Itália e, em seguido, explico o conjunto de fatores que, junto com torneios, precisam existir.

Em seguida, avalio a participação brasileira de duas maneiras. Primeiro, mostro os números totais dos tenistas do país. Depois, separo por tenista e avalio como cada um deles, especificamente, rendeu. Alerta de spoiler: alguns brasileiros foram muito, muito mal até em chaves mais fracas.

Mais tarde, falo especificamente sobre o Challenger do Rio de Janeiro, que foi disputado no Centro Olímpico erguido para os Jogos Rio-2016. Comento tudo que deu errado ali e os porquês de o evento ter sido um fiasco de público e até na participação dos tenistas sul-americanos (a maioria da elite nem se deu o trabalho de ir até a cidade).

Por último, falo sobre o grupo de bate-papo no Telegram para apoiadores do blog e cito a programação do Saque e Voleio para o fim de ano e as primeiras semanas de janeiro.

Quem já apoia o Saque e Voleio pode acessar o link para o episódio lá no Mural do Apoia.se.

Quem quiser pode aproveitar a ocasião para começar a apoiar o blog (com R$ 15 mensais, você tem direito a conteúdo exclusivo, newsletter semanal e grupo de bate-papo via Telegram, além de brindes e promoções). Basta visitar o Apoia.se, conhecer melhor o programa de financiamento coletivo recorrente do Saque e Voleio e fazer sua contribuição.