Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wimbledon, dia 6: bate-boca, nova estrela britânica e derrotas brasileiras

Emma Raducanu na terceira rodada de Wimbledon 2021 - Reuters
Emma Raducanu na terceira rodada de Wimbledon 2021 Imagem: Reuters

Colunista do UOL

03/07/2021 18h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Marcela Linhares

O sabadão de Wimbledon, que terminou de definir as oitavas de final, foi um tanto quente dentro e fora das quadras. A terceira rodada terminou com uma vitória de Federer com torcida contra, um bate-boca entre Jelena Ostapenko e Ajla Tomljanovic que começou no jogo e se alongou até as entrevistas coletivas e a impressionante vitória da britânica Emma Raducanu, de 18 anos, que encantou e levantou a Quadra 1. O dia só não foi tão bom para o Brasil, que sofreu três derrotas e ficou apenas com Marcelo Melo vivo no torneio.

Nasce uma estrela

A grande surpresa do dia veio com a vitória de Emma Raducanu, número 338 do mundo. A britânica de 18 anos entrou na chave principal de Wimbledon após receber convite do torneio e ainda não perdeu sets na competição. Com parciais de 6/3 e 7/5, superou Sorana Cirstea (#45) e se tornou a mais jovem mulher do Reino Unido a alcançar as oitavas de final em Wimbledon.

Raducanu, que nasceu no Canadá filha de pai romeno e mãe chinesa, mudou-se para a Grã-Bretanha com 2 anos de idade, hoje faz parte do Pro Scholarship Programme, programa da federação do Reino Unido que oferece apoio financeiro, médico, e acesso ao Centro Nacional de Treinamento aos melhores atletas do país que tenham de 16 a 24 anos.

Catimba e bate-boca

A próxima adversária de Raducanu será a australiana Alja Tomljanovic (#75), que superou a favorita Jelena Ostapenko (#34) por 4/6, 6/4 e 6/2. O jogo foi marcado por reclamações e um bate-boca após o match point. Tudo começou quando Ostapenko, perdendo o terceiro set por 4/0, pediu atendimento médico alegando uma lesão nas costas. A letã não quis esperar o intervalo seguinte (que aconteceria após o quinto game), quando normalmente são realizados os atendimentos médicos, e isso deixou Tomljanovic furiosa.

A australiana, então, queixou-se com a árbitra de cadeira, dizendo que a adversária "está mentindo e você sabe disso", enquanto Ostapenko estava sentada ao lado, ouvindo a conversa e aguardando a chegada de uma fisioterapeuta. Após o tratamento, a letã voltou para o jogo melhor e quebrou imediatamente o saque de Tomljanovic. A reação, contudo, não foi suficiente para evitar a derrota, e as duas trocaram farpas ao fim do jogo.

Ostapenko disse que o comportamento de Tomljanovic foi horrível e que australiana teve "zero respeito" pela lesão, e a australiana rebateu com um "olha quem fala". As farpas continuaram nas entrevistas pós-jogo. Enquanto Ostapenko disse que teria vencido se tivesse jogado 50% de seu tênis, Tomljanovic rebateu: "Ela pode dizer que estava lesionada. Eu acho que não. Não havia nada de errado com ela a partida inteira, então por que no 4/0 ela pede atendimento?"

Favoritos que avançaram

Cori Gauff (17 anos, #23) foi outra tenista jovem que avançou neste sábado. A americana, porém, era bastante favorita e confirmou as expectativas ao fazer duplo 6/3 em cima de Kaja Juvan (#102). A adolescente americana abriu 4/0 na primeira parcial, e a partida teve mais três quebras em sequência. Apenas administrando a vantagem, a cabeça de chave 20 fechou o set. Sacando melhor no segundo set e sem dar oportunidades para a eslovena, Gauff conseguiu outras duas quebras e encerrou a partida em pouco mais de 1h.

A adversária de Cori nas oitavas será Angelique Kerber, que passou por um susto, mas avançou na competição. A campeã de Wimbledon em 2018 começou sacando mal e disparando menos bolas vencedoras que Aliaksandra Sasnovich (#100). A bielorrussa saiu na frente anotando 6/2. Com primeiro serviço mais eficiente, a alemã não deu mais brechas para a número 100 e venceu 12 dos últimos 13 games disputados para fechar em 2/6, 6/0 e 6/1.

Roger Federer (#8) passou por Cameron Norrie (#34) por 6/4, 6/4, 5/7 e 6/4 e garantiu sua 69ª presença nas oitavas de final de um slam e 18ª em Wimbledon - ambos números são recordes que já eram seus. O suíço venceu os dois primeiros sets com tranquilidade por, mas teve um fim de terceiro set ruim, perdendo break points e o serviço na sequência. Na quarta parcial, Roger se recompôs e fechou o jogo apesar do nível mais alto do tenista da casa e do barulho da torcida britânica, que tentava empurrar seu atleta. O veterano de 39 vai encarar o italiano Lorenzo Sonego (#27) nas oitavas.

No último jogo da Quadra Central, a número 1 do ranking, Ashleigh Barty, venceu Katerina Siniakova (#64) por 6/3 e 7/5. Uma única quebra no sexto game foi suficiente para a australiana sair na frente na partida. Barty seguiu firme e abriu 3/0 no segundo set. A tcheca reagiu e, quando Ash sacou para liquidar a partida e teve match point, Siniakova conseguiu a quebra, igualando a segunda parcial em 5/5. A tcheca, contudo, foi quebrada novamente e viu a líder fechar o jogo na segunda chance.

Desistências doídas

Um dos duelos mais aguardados deste sábado teve desfecho triste: Nick Kyrgios abandonou a partida contra Félix Auger-Aliassime por causa de dores no abdômen. O australiano, que não competia desde janeiro, venceu o set inicial por 6/2, mas, sem conseguir sacar com a potência de sempre, perdeu a parcial seguinte por 6/1 e deixou a quadra.

Auger-Aliassime (#19) avança para enfrentar Alexander Zverev (#6), que passou por Taylor Fritz com parciais de 6/7(3), 6/4, 6/3 e 7/6(4). O alemão finalizou a partida vencendo 90% dos pontos com o primeiro serviço e disparando 45 winners contra 38 do rival. O americano também cometeu mais erros não forçados: 34 a 25.

Outra desistência aconteceu em uma partida de duplas 100% francesa. Pierre Hugues-Herbert e Nicolas Mahut, campeões de Wimbledon em 2016, abandonaram por causa de uma lesão na coxa de Herbert logo após perderem o primeiro set por 6/4 para Fabrice Martin e Jeremy Chardy.

Três derrotas brasileiras

Se os brasileiros brilharam na sexta-feira, o mesmo não pode ser dito neste sábado. De virada, Bruno Soares e Jamie Murray foram eliminados por Robin Haase e Andrey Golubev: 6/7(3), 6/3 e 6/2. A dupla do mineiro começou bem na partida, confirmando os serviços e resolvendo o primeiro set no tie-break. A parceria, no entanto, caiu de produção, e Haase e Golubev aproveitaram uma quebra no segundo e duas no terceiro set para avançarem no torneio.

Diante dos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, cabeças de chave 3 e atuais campeões de Wimbledon, Rafael Matos e Thiago Monteiro caíram na segunda rodada da chave de duplas: 6/2 e 7/6(5).

Nas duplas mistas, Marcelo Demoliner e Luisa Stefani perderam para Sander Gillé e Hayley Carter, parceira da paulista nas duplas, em jogo de três sets: 6/2, 3/6 e 6/3. Após sair atrás, a dupla brasileira conseguiu uma quebra no quarto game do segundo set e empatou a partida. Na parcial decisiva, Demo e Luisa não aproveitaram nenhuma das sete oportunidades de quebra que tiveram. Uma única quebra a favor de Gillé e Carter foi suficiente decidir o destino do confronto.

Oitavas só na segunda

Tradicionalmente, Wimbledon torneio não tem jogos no primeiro domingo da competição, conhecido como Middle Sunday. Todas as partidas de oitavas de final estão previstas para serem realizadas na segunda-feira.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.