Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wimbledon: Federer tem apagão e perde set, mas vai às oitavas pela 18ª vez

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

03/07/2021 13h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se Roger Federer mostrou evolução na segunda rodada do Torneio de Wimbledon, sua atuação neste sábado, na terceira fase, mostrou um nível ainda mais alto e teria sido impecável não fosse por cinco minutos no fim do terceiro set, quando perdeu break points, errou quatro bolas seguidas e acabou derrotado na parcial. O suíço de 39 anos, porém, recuperou-se rápido do breve apagão, brilhou na reta final e bateu o britânico Cameron Norrie (25 anos, #34 do mundo) por 6/4, 6/4, 5/7 e 6/4 e avançou às oitavas de final do slam da grama pela 18ª vez na carreira.

Campeão oito vezes em Wimbledon, o suíço de 39 anos agora soma 69 oitavas de final em torneios do Grand Slam, ampliando um recorde que já era seu. Ele agora vai em busca de um lugar nas quartas e, para isso, enfrentará na segunda-feira o italiano Lorenzo Sonego (#27), que vem de vitória sobre o australiano James Duckworth por 6/3, 6/4 e 6/4.

Como aconteceu

Era a primeira vez de Norrie na terceira rodada de Wimbledon, e o nervosismo do britânico na Quadra Central ficou óbvio já no primeiro game, quando ele cometeu três duplas faltas. Ainda assim, salvou um break point e manteve o serviço. Federer começou bem a partida e foi mantendo seu saque enquanto aguardava outra chance. Ela apareceu no sétimo game, quando o tenista da casa cometeu três erros não forçados. O suíço nem esperou por outro. Com uma direita na paralela, chegou à quebra. Roger venceu 12 pontos seguidos até abrir 5/3 e, pouco depois, fechou a parcial em 6/4.

O segundo set começou com Norrie conquistando dois break points no saque do veterano. Federer, porém, encaixou dois ótimos primeiros serviços, salvou-se e aproveitou o bom momento para voltar a quebrar o saque do britânico com três winners. Norrie também ameaçou no quarto game, mas Roger saiu de 0/30 mais uma vez com dois saques excelentes. E foi assim, com o serviço calibrado, que Federer só cedeu mais dois pontos em seus games até fechar a parcial repetindo o placar da anterior: 6/4.

Apagão dá emoção ao jogo

Quando o terceiro set começou, Federer ainda tinha mais de 60% de aproveitamento no primeiro serviço e chamava atenção também seu desempenho com o segundo saque: 67%. Norrie, no entanto, seguia lutando e tentando encontrar saídas enquanto a torcida britânica tentava empurrá-lo. No 11º game, porém, Roger foi ao ataque e, com dois belos backhands, conquistou dois break points. No primeiro, errou uma passada de esquerda na corrida. No segundo, tentou um lob, mas também falhou. Foi aí que o cenário mudou totalmente. No game seguinte, com o placar em 5/6, Federer cometeu quatro erros não forçados seguidos e perdeu o saque e a parcial.

A partida ganhou em emoção e até em volume - com o público fazendo cada vez mais barulho a cada ponto do tenista da casa. O ex-número 1 voltou a jogar melhor e, com um slice incrível, forçou Norrie a cometer um erro que resultou na primeira quebra de saque do set. Federer, porém, já não fazia tanta diferença com seu primeiro serviço. O britânico jogava cada vez melhor nos pontos de devolução e, com dois winners seguidos, devolveu a quebra para empatar em 3/3.

A pressão aumentava a cada ponto, e o veterano, mais acostumado a esse tipo de situação, brilhou na reta final. No nono game, disparou uma direita vencedora e subiu bem à rede para conquistar mais dois break points. Norrie se salvou do primeiro com um ace e do segundo com um forehand agressivo. Em seguida, porém, jogou um forehand fácil na rede, dando mais uma chance ao ex-número 1. Roger então, atacou o segundo saque e, com duas direitas, chegou à quebra para fazer 5/4. Depois, foi só confirmar o serviço.

.

Quer mais conteúdo? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.