Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wimbledon, dia 3: cabeças rolam no feminino, Monteiro cai e Murray brilha

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

30/06/2021 20h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por Marcela Linhares

Sem chuva, o terceiro dia do Torneio de Wimbledon viu quedas de tenistas do top 10 feminino, triunfos de favoritos como Novak Djokovic e Aryna Sabalenka, um brasileiro perdendo na estreia, outro brasuca garantindo sua estreia em slams e a volta do bicampeão olímpico Andy Murray à terceira rodada de um slam após quase 1.500 dias.

Mais precisamente, serão 1.456 dias até que o britânico entre em quadra na terceira rodada de Wimbledon. O escocês de 34 anos confirmou favoritismo em um jogaço contra Oscar Otte. O bicampeão do torneio (2013 e 2016) saiu na frente no placar, fazendo 6/3 no set inicial. Otte conseguiu recuperar e venceu as duas parciais seguintes por 6/4. Sem perder o foco e contando com a torcida impulsionando, o tenista da casa empatou marcando 6/4 na quarta parcial. Depois disso, Andy Murray não deu mais brechas no serviço e fechou em 6/2, encerrando a partida em 3h51min. O ex-número 1 do mundo vai enfrentar Denis Shapovalov na próxima rodada. O canadense, #12 do ranking da ATP, não precisou entrar em quadra hoje já que o espanhol Pablo Andújar se retirou do torneio por lesão na costela.

Cabeças que rolaram

Alizé Cornet surpreendeu Bianca Andreescu por 6/2 e 6/1 em jogo ainda válido pela primeira rodada. As duas haviam se enfrentado recentemente na grama de Berlim, também com vitória da francesa. Nesta quarta, Cornet cometeu apenas sete erros não forçados contra 34 da cabeça de chave 5. Quem pode se beneficiar com a queda de Bianca é Alja Tomljanovic, que enfrentaria a canadense na segunda fase. Jelena Ostapenko e Ashleigh Barty também podem ter chave mais aberta, já que poderiam enfrentar a canadense na terceira rodada e nas quartas de final, respectivamente.

Outra tenista do top 10 a cair foi Sofia Kenin, campeã do Australian Open de 2020 e cabeça de chave 4 em Wimbledon. Madison Brengle despachou a compatriota americana por 6/2 e 6/4. Kenin venceu apenas 20% dos pontos com segundo serviço e cometeu 41 erros não forçados, contra sete da oponente.

Com a queda precoce da campeã do Australian Open/2020, o caminho fica mais aberto para a vencedora do jogo entre Madison Keys e Elise Mertens, que poderia enfrentá-la nas oitavas. A zebra também pode ajudar a tcheca Karolina Pliskova, cabeça 8. Se confirmasse o favoritismo, Kenin seria a rival de Pliskova nas quartas de final.

Belinda Bencic, cabeça de chave 9, também deu adeus. Ela caiu na estreia para Kaja Juvan em sets diretos. A eslovena, que está fora do top 100, fez duplo 6/3 e cometeu menos da metade dos erros que a suíça - 13 a 28.

Favoritos que confirmaram

Novak Djokovic, principal candidato ao título, venceu Kevin Anderson com tranquilidade por triplo 6/3. O número 1 do mundo não teve o serviço ameaçado e quebrou o sul-africano quatro vezes. Firme, Nole cometeu apenas seis erros não forçados contra 25 do adversário. O confronto foi uma reedição da final do torneio em 2018. Na época, Djokovic foi campeão em sets diretos (6/2, 6/2 e 7/6) e ergueu o 13º título de slam na carreira. Na atual temporada, o sérvio busca conquistar o 20º e empatar com Roger Federer e Rafael Nadal.

Outro candidato a ir longe no torneio, Matteo Berrettini venceu sua estreia contra Guido Pella com parciais de 6/4, 3/6, 6/4 e 6/0. O italiano vem de título no ATP 500 de Queen's em cima de Cameron Norrie. Falando no britânico, ele foi outro a avançar hoje, na continuação do duelo que foi interrompido na terça, quando Lucas Pouille venceu o primeiro set por 7/6 salvando dois set points. Nesta quarta, Norrie venceu os três sets seguintes por 7/5, 6/2 e 7/5. Em boa fase, Cameron possui 13-1 em primeiras rodadas na atual temporada.

Victoria Azarenka, Garbiñe Muguruza e Iga Swiatek também avançaram com tranquilidade. A polonesa derrotou Vera Zvonareva, hoje com 36 anos e finalista de Wimbledon em 2010, pela segunda rodada. Ons Jabeur foi mais uma cabeça de chave a avançar. A tunisiana passou por Venus Williams com direito a pneu no segundo set (7/5 e 6/0). Anastasia Pavlyuchenkova foi outra a triunfar sem dificuldades ao anotar duplo 6/2 contra Ana Bogdan.

Na Quadra 1, Elina Svitolina e Aryna Sabalenka precisaram de três sets para avançar. Svitolina, atual semifinalista de Wimbledon, passou por Alison Van Uytvanck, enquanto a bielorrussa venceu a convidada britânica Katie Boulter de virada com parciais de 4/6, 6/3 e 6/3. Com isso, a cabeça de chave número 2 está garantida na terceira rodada pela primeira vez no slam da grama.

Maria Sakkari, cabeça de chave 15, teve jogo paralisado enquanto perdia por 7/5 para Shelby Rogers. A partida de Roberto Bautista Agut também precisou ser interrompida. O espanhol vencia por 6/3, 6/3, 6/7(3) e 3/2 quando seu jogo foi suspenso.

Vitória em dois dias, game em 43 segundos

O duelo entre Nick Kyrgios e Ugo Humbert, que foi paralisado ontem no 3/3 do quinto set, foi retomado hoje. Com apenas uma quebra a seu favor, o australiano sacou para liquidar a partida e não vacilou. O número 60 do mundo chegou a preocupar no 6/6, quando foi mais uma vítima da grama escorregadia do complexo. Kyrgios, porém, salvou dois break points e fechou a partida com parciais de 6/4, 4/6, 3/6, 6/1 e 9/7. O tenista de 26 anos estava há quase cinco meses sem jogar.

E se na segunda-feira Novak Djokovic chamou atenção por vencer um game real (com quatro aces no mesmo game) em 46 segundos, Kyrgios foi ainda mais rápido contra Humbert, fechando um game em 43 segundos (veja abaixo).

Outro confronto que havia sido paralisado era entre Gael Monfils e Christopher O'Connell e foi finailzado hoje, no quinto set, com 6/4 para o francês. A partida iniciou na segunda-feira e terminou apenas no terceiro dia do torneio.

Um brasileiro se despede, outro herda vaga

Thiago Monteiro, único representante brasileiro na chave de simples, caiu na estreia. Com triplo 6/3, Félix Auger-Aliassime venceu o cearense e terá Mikael Ymer na próxima rodada. O canadense não teve o serviço ameaçado e cometeu metade dos erros não forçados do brasileiro - 20 a 40.

Na chave de duplas, uma boa notícia. Com a desistência da parceria Cuevas/Mannarino por conta da lesão do francês, Monteiro entra na disputa ao lado de Rafael Matos, #89 do mundo na modalidade. O gaúcho de 25 anos o primeiro slam de sua carreira profissional.

Nas mistas, Luisa Stefani vai jogar ao lado de Marcelo Demoliner. A brasileira teria Bruno Soares como parceiro, mas o mineiro quer evitar desgaste excessivo para não correr risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

E o que mais?

Em vitória tranquila, Kei Nishikori passou por Alexei Popyrin por triplo 6/4. O tenista japonês salvou todas as sete chances de ser quebrado e aproveitou três oportunidades. Com este resultado, Nishikori alcança a 100ª vitória em slams: 27 no Australian Open, 26 em Roland Garros, 22 em Wimbledon e 25 no US Open. Por outro lado, após ser derrotado em sets diretos por Sam Querrey, Pablo Carreno-Busta segue sem vencer partidas no slam da grama. Foram seis derrotas em seis participações.

John Isner foi surpreendido por Yoshihito Nishioka na estreia. O japonês conquistou sua primeira vitória em Wimbledon ao bater o americano em cinco sets. Com parciais de 7/6(5), 2/6, 6/3, (3)6/7 e 6/4, Nishioka avança e enfrentará Aljaz Bedene. Esta foi a primeira vez desde 2012 que Isner cai na primeira rodada do torneio.

Se ontem Wimbledon viu Roger Federer, o jogador mais velho da chave, avançar, o dia de hoje contou com a vitória de Carlos Alcaraz - o integrante mais novo no masculino. O espanhol de 18 anos precisou de mais de 4 horas e cinco sets para passar por Yasutaka Uchiyama. Com parciais de 6/3, 6/7(4), 6/2, 3/6 e 6/3, Alcaraz avança e terá pela frente Daniil Medvedev na segunda fase.

Resultado dos cabeças de chave nesta quarta-feira:

Marin Cilic 3x0 Salvatore Caruso
Taylor Fritz 3x1 Brandon Nakashima
Lorenzo Sonego 3x0 Pedro Sousa
Aslan Karatsev 0x3 Jérémy Chardy
Casper Ruud 2x3 Jordan Thompson
Grigor Dimitrov 3x1 Fernando Verdasco
Diego Schwartzman 3x1 Liam Broady
Andrey Rublev 3x0 Lloyd Harris
Fabio Fognini 3x1 Laslo Djere
Daniel Evans 3x0 Dusan Lajovic
Karolina Pliskova 2x0 Donna Vekic
Elena Rybakina 2x0 Claire Liu
Karolina Muchova 2x0 Shuai Zhang
Jessica Pegula 1x2 Ludmilla Samsonova
Anett Kontaveit 1x2 Marketa Vondrousova
Petra Martic 1x2 Irina-Camelia Begu
Paula Badosa 2x1 Aliona Boslova
Daria Kasatkina 2x1 Patricia Maria Tig

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.