Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Wimbledon, dia 2: lesões, lágrimas e uma homenagem fashion na Central

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

29/06/2021 20h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Marcela Linhares

Uma homenagem fashion, lesões, lágrimas e abandonos na Quadra Central, chuva, partidas canceladas e até um match point que pegou o vencedor de surpresa marcaram esta terça-feira, segundo dia de competições em Wimbledon.

Em homenagem aos 50 anos da primeira conquista da ex-tenista Evonne Goolagong Cawley em Wimbledon, Ashleigh Barty usou um vestido semelhante ao de sua conterrânea australiana para prestigiá-la. Evonne conquistou 14 títulos de slam na carreira - seis em simples. A atual número 1 bateu Carla Suárez Navarro com parciais de 6/1, 6/7(1) e 6/1 na última partida da espanhola no torneio. Carla lutou contra linfoma de Hodgkin desde o início de 2020 e, em abril deste ano, anunciou em suas redes sociais que estava curada. Após o final da partida, o público aplaudiu a ex-top 10 de pé (veja abaixo).

Lesões e lágrimas na Quadra Central

No segundo jogo do dia na Quadra Central, Roger Federer avançou no torneio após Adrian Mannarino se retirar da partida quando o placar anotava dois sets para cada lado - parciais de 6/4, 5/7, 3/6 e 6/2. O canhoto escorregou, lesionou o joelho, recebeu atendimento médico, mas não foi o suficiente para conseguir seguir no jogo. A última vez que o suíço havia cedido duas parciais na estreia em Wimbledon e mesmo assim venceu a partida foi 2010, contra o colombiano Alejandro Falla. Naquele dia, Falla chegou a sacar para a vitória no quarto set, mas Roger conseguiu a virada. Na próxima rodada, o detentor de 20 títulos de slam enfrentará outro francês: Richard Gasquet.

O drama seguiu na Quadra Central depois que Serena Williams lesionou a perna direita e, em lágrimas, se retirou de sua estreia no torneio já no sétimo game do primeiro set. Foi a primeira vez em 20 participações em Wimbledon que a heptacampeã caiu na estreia. A derrota é um baque enorme para a americana, não só por acontecer em Wimbledon, onde ela foi campeã sete vezes e alcançou a final em suas quatro últimas participações, mas porque o torneio deste ano já estava desfalcado de Naomi Osaka, número 2 do mundo, e Simona Halep, terceira do ranking e campeã de Wimbledon em 2019. Serena era vista como favorita ao título, e a conquista deixaria a americana com 24 troféus de slam em simples, igualando o recorde da australiana Margaret Court, maior campeã de slams da história do tênis.

O abandono de Serena coloca a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich, número 100 do mundo, na segunda rodada, e facilita a vida de Angelique Kerber, que enfrentaria a veterana na terceira rodada. Belinda Bencic, cabeça 9 do torneio, e Cori Gauff, cabeça 20, também se beneficiam, em tese, da saída da americana. As duas estão na mesma seção e devem duelar na terceira rodada. Quem avançar, deve encarar Kerber nas oitavas.

Venus volta a vencer

Depois de passar três anos sem vencer uma partida em Wimbledon, Venus Williams, 41 anos, voltou a conquistar uma vitória em sua 23ª participação (e 90ª presença considerando os quatro majors) no slam da grama ao eliminar Mihaela Buzarnescu por 7/5, 4/6 e 6/3. Na edição anterior do torneio, em 2019, a veterana foi eliminada na estreia por Cori Gauff. Nesta terça, Venus foi agressiva, disparando 10 aces, e salvou 13 das 15 chances de quebra que a romena teve. A pentacampeã do torneio enfrentará na próxima rodada a tunisiana Ons Jabeur, #24 do mundo e que foi campeã do WTA 250 de Birmingham há pouco mais de uma semana.

Ao contrário do drama da Quadra Central, a quadra 1 do complexo contou com vitórias tranquilas de Alexander Zverev e Angelique Kerber, além de um avanço de Daniil Medvedev. Enquanto os alemães venceram em sets diretos passando por Tallon Griekspoor (6/3, 6/4 e 6/1) e Nina Stojanovic (6/4 e 6/3), respectivamente, o cabeça de chave 2 do torneio tinha jogo duro logo na estreia ao enfrentar o alemão Jan-Lennard Struff, #45, seu algoz no ATP 500 de Halle, também na grama, há duas semanas. Nesta terça, porém, Medvedev foi quebrado apenas uma vez e disparou 42 winners. Apesar de ceder um set, o russo venceu por 6/4, 6/1, 4/6 e 7/6(3).

Kyrgios volta amanhã

Um dos jogos mais esperados de primeira rodada do torneio, a partida entre Ugo Humbert e Nick Kyrgios precisou ser interrompida por conta do toque de recolher no 3/3 do quinto set. É o segundo encontro entre eles em um slam. O primeiro aconteceu também nesta temporada, durante o Australian Open, e Kyrgios levou a melhor por 5/7, 6/4, 3/6, 7/6 e 6/4, chegando a salvar dois match points. Humbert chegou a Wimbledon em ótima forma, já que conquistou recentemente seu primeiro título na grama ao ser campeão em Halle.

No feminino, dos 11 jogos disputados com presença de cabeças de chave, apenas três pré-classificadas foram derrotadas: Serena Williams (vs Aliaksandra Sasnovich), Kiki Bertens (vs Marta Kostyuk) e Alison Riske (vs Tereza Martincova).

Cabeças de chave do feminino que avançaram hoje:

Ashleigh Barty 2x1 Carla Suárez Navarro
Angelique Kerber 2x0 Nina Stojanovic
Karolina Pliskova 2x0 Tamara Zidansek
Elise Mertens 2x0 Harriet Dart
Barbora Krejcikova 2x0 Clara Tauson
Maria Sakkari 2x0 Arantxa Rus
Cori Gauff 2x0 Francesca Jones
Ons Jabeur 2x0 Rebecca Peterson

Nova polêmica com Paire

O francês Benoit Paire foi advertido por falta de esforço durante a partida contra o argentino Diego Schwartzman. O jogo foi paralisado ontem por conta da chuva e retornou nesta terça-feira. Peque, como é conhecido o argentino, aplicou 6/3, 6/4 e 6/0. Paire venceu apenas cinco pontos na última parcial. Com o resultado, Diego se tornou o primeiro tenista argentino a dar pelo menos um pneu (6/0) em cada slam.

Em jogo esperado pela primeira rodada, Daniel Evans venceu Feliciano López em sets diretos com parciais de 7/6(4), 6/2 e 7/5. O tenista da casa salvou todas as três chances de ter o serviço quebrado e aproveitou três oportunidades - duas na segunda parcial e uma no último game da terceira - para liquidar a partida. Presente no circuito profissional desde 1997, o espanhol alcançou nesta terça-feira a marca de 77 slams disputados de forma consecutiva na carreira. Desde Roland Garros/2002, o ex top 10 marcou presença em todos os majors.

Ganhou sem saber

Iniciada no dia de ontem, a partida entre o alemão Oscar Otte e o francês Arthur Rinderknech foi paralisada no 9/9 do 5º set e voltou hoje. Rinderknech sacou para liquidar a partida na segunda-feira e chegou a ter match point, mas também perdeu o serviço. O jogo seguiu sem quebras e foi decidido apenas no tie-break do quinto set (a regra de Wimbledon força um tie-break quando os tenistas estão empatados em 12 games).

Com dois mini-breaks a seu favor, Otte apenas administrou a vantagem e liquidou a partida em 3h56min, com parciais de 4/6, 6/3, 6/2, 7/6 e 13/12(2). O curioso foi que o alemão não percebeu quando fechou o jogo porque provavelmente pensou que a partida seria definida com match tie-break (vence quem faz 10 pontos primeiro). Na próxima rodada, o tenista alemão enfrentará o bicampeão do torneio Andy Murray. Esta foi apenas a segunda vez, depois que a regra foi implementada, que uma partida foi definida no tie-break do set decisivo. A única vez anterior aconteceu na final entre Novak Djokovic e Roger Federer em 2019.

Shapovalov escapa em cinco sets

O canadense Denis Shapovalov, cabeça 10, precisou de cinco sets para poder avançar contra Philipp Kohlschreiber com parciais de 6/4, 4/6, 6/3, 5/7 e 6/4. A partida contou com equilíbrio, finalizando com 156 pontos vencidos pelo canadense contra 155 do alemão.

Ao contrário do jogo número 12 do ranking, Hubert Hurkacz e Fabio Fognini tiveram estreia tranquila, avançando sem perder sets. O polonês venceu Lorenzo Musetti (aquele que abriu dois sets a zero em cima de Novak Djokovic em Roland Garros e se retirou no 5º set) por 6/4, 7/6(5) e 6/1, e o italiano passou por Albert Ramos-Viñolas, anotando 7/6(4), 6/2 e 6/4 no placar.

O primeiro cabeça de chave a cair nesta terça foi Alex de Minaur, que vinha de título em Eastbourne, ao ser surpreendido por Sebastian Korda. O americano levou a melhor na partida ao vencer por 6/3, 6/4, 6/7(5) e 7/6(5).

A estreia de Gael Monfils iniciou na segunda-feira e retornou hoje, mas só seguirá a partir de amanhã (30), já que precisou ser interrompida primeiro pela chuva e, depois, por falta de luz natural. No primeiro dia, Christopher O'Connell venceu o francês por 6/4 e viu Monfils reagir para levar a segunda parcial por 6/2. No 6/6 do terceiro, a partida foi paralisada e só retornou nesta terça. O ex top 10 venceu o game decisivo e virou a partida a seu favor. Sem se incomodar por estar atrás no placar, o australiano venceu o quarto set por 6/4, e a partida precisou ser interrompida no quinto game do set decisivo.

Jogos previstos para esta terça-feira, mas adiados por conta da chuva:

Alizé Cornet vs Bianca Andreescu
Fernando Verdasco vs Grigor Dimitrov
Félix Auger-Aliassime vs Thiago Monteiro
Victoria Azarenka vs Kateryna Kozlova
Belinda Bencic vs Kaja Juvan
Sam Querrey vs Pablo Carreno Busta
Leylah Fernandez vs Jelena Ostapenko
Steve Johnson vs Dennis Novak
Greet Minnen vs Alja Tomljanovic
Sara Sorribes Tormo vs Ana Konjuh
Lorenzo Sonego vs Pedro Sousa
Katerina Siniakova vs Yafan Wang
Anastasija Sevastova vs Zarina Diyas
Mikhail Kukushkin vs Alexander Bublik
Ellen Perez vs Clara Burel
Olga Govortsova vs Coco Vandeweghe
James Duckworth vs Radu Albot
Brandon Nakashima vs Taylor Fritz
Daria Kasatkina vs Patricia Maria Tig
Daniel Elahi Galan vs Federico Coria
Marketa Vondrousova vs Annett Kontaveit
Jo-Wilfried Tsonga vs Mikael Ymer
Sorana Cirstea vs Samantha Murray Sharan
Emma Raducanu vs Vitalia Diatchenko

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.